Dia das Crianças: Hemoce realiza programação especial para pacientes do Ambulatório de Coagulopatias e Hemoglobinopatias

13 de outubro de 2022 - 15:53 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto e fotos: Emmanuel Denizard

A atividade contou com a presença de cerca de 15 crianças e acompanhantes em programação especial

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), por meio do Ambulatório de Coagulopatias e Hemoglobinopatias, promove entre os dias 13 e 14 de outubro, programação especial em alusão ao Dia das Crianças, celebrado nessa quarta-feira (12). A programação infantil é direcionada aos pacientes hemofílicos e filhos de pessoas com doença falciforme que são acompanhadas pela unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

A programação diferenciada iniciou nesta quinta-feira (13), com visita ao Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), onde cerca de 15 crianças e acompanhantes conheceram a biblioteca infantil e acompanharam a exposição em comemoração aos 70 anos do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) com obras de artistas cearenses. Os pequenos participaram ainda, de sessão de cinema e oficina de malabares, no qual ficaram encantados com a magia do circo. A volta para o hemocentro foi no Trem da Alegria, com músicas e personagens que tiraram o sorriso do rosto dos meninos e meninas.

A programação infantil é direcionada aos pacientes hemofílicos e filhos de pessoas com doença falciforme que são acompanhadas pela unidade vinculada à Sesa

Acompanhado pelo Hemoce desde os quatro meses de vida, Carlos Eduardo (13), tem hemofilia A e contou qual parte mais gostou da visita. “Achei bem legal o passeio. As duas coisas que eu mais gostei foi do trenzinho da alegria, por conta da música e da interação com os personagens, e também da apresentação de malabares. Foi bastante engraçado”.

Para a mãe de Carlos, momentos como estes ajudam a promover a integração entre os pacientes e o fortalecimento dos vínculos. “Eu acho muito importante essas atividades porque os ajudam estar mais próximo de outras crianças, sem falar que é um trabalho muito bonito”, afirma Elizângela Diniz.

A programação acontece durante os dias 13 e 14 de outubro, em alusão ao Dia das Crianças 

Até o fim da semana, também serão promovidas brincadeiras lúdicas, oficina de pintura com o grupo de voluntários Agentes da Alegria, sessão de cinema e entrega de brindes, além de atividades com profissionais de Psicologia e Serviço Social.

Tatyane Rebouças, coordenadora do Ambulatório de Coagulopatias e Hemoglobinopatias, destaca a importância desses momentos para o tratamento dos pacientes. “Por meio dessas ações, o Ambulatório procura promover o desenvolvimento social e cultural das crianças, para além do tratamento individualizado”, explica.