Hemoce divulga lista dos alunos selecionados no 14º Concurso de Frases e Desenhos

7 de junho de 2022 - 17:21 # # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Emmanuel Denizard
Arte:Roberto Melo

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), apresenta, nesta terça-feira (7), lista dos alunos premiados no 14º Concurso de Frases e Desenhos. No total, 36 materiais – 12 de cada modalidade (frases, desenhos e vídeos) foram selecionados para compor o calendário 2023 do hemocentro.

O Cariri foi a região que obteve a maior quantidade de alunos premiados: foram quatro desenhos, duas frases e cinco vídeos contemplados com a premiação. Fortaleza e Região Metropolitana teve dez trabalhos (três desenhos, três frases e quatro vídeos). A região Norte somou oito criações laureadas (dois desenhos, quatro frases e dois vídeos). A região do Sertão Central recebeu quatro prêmios (um desenho, duas frases e um vídeo). No Centro-Sul foram uma frase e dois desenhos premiados. Confira os trabalhos selecionados.

“Queremos parabenizar a todas escolas e alunos pela participação no concurso deste ano. É muito gratificante poder contribuir com a formação dessas crianças e adolescentes, mostrando a importância da doação de sangue de uma forma lúdica e educativa. É o primeiro passo na construção de futuros doadores voluntários conscientes de seu papel social”, destaca Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce.

Neste ano, o concurso recebeu cerca de 400 inscrições em todo o Estado, batendo recorde de inscrições pelo segundo ano consecutivo, representando um aumento de 45% no número de escolas em relação ao ano passado.

Concurso de Frases e Desenhos

Com o objetivo de conscientizar os estudantes cearenses sobre a importância da doação de sangue como um gesto voluntário e altruísta, o concurso é dividido em quatro categorias, conforme o grau de escolaridade do estudante. Os alunos do Ensino Fundamental I e II participaram do concurso com desenhos que ilustraram a doação de sangue. Já os discentes do Ensino Médio com frases de incentivo ao gesto de solidariedade. A categoria vídeo foi aberta a todos. As produções tiveram que incentivar a doação de sangue e abordar os temas cidadania, responsabilidade social e voluntariado.

Criado em 2007 pelo Hemoce, o concurso faz parte do projeto Doador do Futuro e tem o intuito de desenvolver ações de conscientização com foco em cidadania e solidariedade para jovens estudantes que podem se tornar, também, futuros doadores.