Hemoce prepara estoque para Semana Santa e conscientiza população para doar sangue com antecedência

7 de abril de 2022 - 11:08 # # # # # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Emmanuel Denizard
Arte: Roberto Melo

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), convida a população para doar sangue e ajudar a manter abastecidos os estoques para o feriadão da Semana Santa. Entre os dias 11 e 17 de abril, a instituição vai conscientizar e mobilizar a população cearense por meio de ações na sede do equipamento, em Fortaleza, e nos hemocentros regionais.

Para sensibilizar os voluntários, o Hemoce trabalha o tema Renove a Esperança de Alguém – Doe sangue, Salve Vidas. A ação contará com estratégias de marketing nas redes sociais e divulgação com os meios de comunicação. “A Semana Santa é um feriado que exige uma atenção maior, já que as pessoas que realizaram a sua doação no Carnaval estão temporariamente inaptas, devido ao intervalo necessário entre as doações”, destaca Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce.

As mulheres podem doar sangue a cada três meses, até três vezes ao ano. Já os homens, a cada dois meses, até quatro vezes por ano. “Por isso, reforçamos o convite para que a população possa aproveitar o tempo reflexivo para colocar a solidariedade em dia e renovar a esperança de vários pacientes que precisam passar por transfusão”, continua Lima.

48h até a liberação do sangue

O Hemoce relembra, ainda, sobre a importância de realizar a doação com antecedência, porque, após doado, o sangue leva até 48 horas para ser liberado. Depois de coletada, a bolsa segue para a área de processamento, onde é feita a centrifugação e a separação do sangue total em seus componentes: concentrado de hemácias e de plaquetas, plasma e crioprecipitado.

Enquanto isso, as amostras de sangue coletadas passam por exames como tipagem sanguínea, pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares, eletroforese de hemoglobina, testes sorológicos para hepatites B e C, sífilis, doença de Chagas, HIV e HTLV I e II.

Além de testes de biologia molecular para hepatites B e C e HIV, chamado de teste NAT, é realizada a fenotipagem das hemácias do doador para os principais antígenos eritrocitários (substâncias presentes nas membranas dos glóbulos vermelhos, herdados geneticamente).

Hemoce no Iguatemi

Para oferecer mais oportunidade aos doadores, no dia 14 de abril, o Hemoce vai abrir uma unidade temporária no Iguatemi Bosque. O espaço, localizado no Piso L1 do shopping, vai receber os voluntários para doar sangue e realizar o cadastro para doação de medula óssea, de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 13h às 20h.

A unidade adaptada para a coleta de sangue possui capacidade para atender 50 voluntários por dia, contando com uma equipe de profissionais formada por médicos, enfermeiros e técnicos em Enfermagem.

Horário de funcionamento

Durante o feriado da Semana Santa, as unidades do Hemoce atenderão em horários especiais. Confira:

Seja um doador

O Hemoce está recebendo doadores com hora marcada para evitar aglomerações. Os voluntários podem agendar um horário pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato. Em Fortaleza, as ligações podem ser feitas para (85) 3101-2305 ou (85) 99681-7597 (WhatsApp).

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o Termo de Consentimento padrão assinado por pais ou responsável. O documento está disponível no site do Hemoce.