Hemoce realiza evento online sobre hemovigilância em parceira com Ebserh

7 de dezembro de 2021 - 16:40 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Natássya Cybelly
Foto:Emmanuel Denizard

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, em parceria com o Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh realizam nesta quinta-feira (9), das 8h às 12h, a sexta edição do Hemovigi Ceará.

O evento será online tem como público alvo os profissionais da saúde. Os participantes podem assistir clicando aqui. 

As indicações e os riscos de transfusão de hemocomponentes são o foco do HemovigiCeará, encontro que debate anualmente com profissionais e estudantes das áreas da saúde assuntos relacionados a transfusão. Nesta edição, será apresentado um panorama da hemovigilância no Brasil e no Ceará. Os participantes vão debater casos clínicos e ampliar seus conhecimentos quanto às reações dos pacientes às transfusões – como conduzir, investigar e notificar.

No Ceará, de acordo com os dados do Hemoce, a cada 5 minutos é feita uma transfusão. As estáticas apontam que em 2019 foram realizadas 2.951.212 transfusões no Brasil. O questionamento é se todas foram necessárias, se realmente foram o melhor tratamento para os pacientes. “Estima-se que cerca de 60% das transfusões são inadequadas”, afirma a diretora de hemoterapia do Hemoce e responsável técnica das Unidades de Hemoterapia do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, a médica Denise Brunetta. Ela explica que todo profissional que trabalha em hospital precisa conhecer os riscos relacionados à transfusão de hemocomponentes. “Além de quem prescreve, quem cuida dos pacientes também precisa saber reconhecer as reações adversas e como agir”, completa.

Para a diretora do Hemoce, Luciana Carlos, o HemovigiCeará é um momento de aprendizagem que visa garantir a segurança transfusional dos pacientes. “Esse encontro nos permite discutir casos clínicos, trocar experiências e ampliar os conhecimentos. A hemovigilância engloba os procedimentos necessários para monitorar as reações transfusionais que possam ocorrer após o uso de hemocomponentes. Sua prática contribui para a segurança do paciente por, entre outros, melhorar a qualidade dos produtos e processos de hemoterapia, explica.

Serviço:

4º HemovigiCeará

Dia 09/12/2021, das 8h às 12h

Link: https://tinyurl.com/HemovigiCeara