Transfusão e cuidado: Hemoce realiza semana de conscientização sobre Programa Internacional de Gerenciamento de Sangue do Paciente

4 de novembro de 2021 - 14:05

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Emmanuel Denizard
Arte gráfica: Francielma Bernardino
Foto: Divulgação


Bate-papo on-line sobre medicina transfusional com hematologistas e hemoterapeutas do Hemoce fez parte da programação

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), promove até sexta-feira (5), a Semana de Conscientização sobre o Programa Internacional de Gerenciamento de Sangue do Paciente (do inglês Patient Blood Management – PBM). Recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o PBM tem como objetivo otimizar o manejo do sangue do paciente, ao diagnosticar precocemente anemia e deficiência de ferro, evitar perdas por sangramentos e coletas de sangue desnecessárias e melhorar a tolerância a anemia. As diversas estratégias estão associadas à redução do uso de hemocomponentes e melhores resultados para os pacientes. A programação realizada pelo Hemoce conta com série de lives informativas e postagens nas redes sociais.

Iniciada na última segunda-feira (1°), a semana foi proposta pela Sociedade Internacional para Avanço do PBM e visa conscientizar profissionais e estudantes da área da Saúde sobre a preservação do sangue de cada indivíduo, evitando transfusões desnecessárias, além de oferecer o melhor tratamento e promover a segurança do paciente. 

Como parte da Semana de Conscientização, o Hemoce realizou um bate-papo on-line sobre medicina transfusional com hematologistas e hemoterapeutas do hemocentro. Na ocasião, discutiu-se com profissionais da Saúde os princípios básicos do PBM e como essa abordagem pode ser utilizada por especialistas de outras áreas — além da Hematologia e Hemoterapia.

Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce, explica os benefícios e os pilares do PBM. “O programa reduz a utilização e os custos dos recursos de saúde, a dependência, os riscos e as complicações da transfusão, baseando-se em três pilares: rotina para detecção, avaliação, diagnóstico e tratamento da anemia e deficiência de ferro; identificação e manejo dos fatores de risco para sangramento e redução da perda de sangue; uso de todos os meios apropriados para alavancar e otimizar a tolerância do paciente à anemia grave.

No Ceará, há quase duas décadas, existem ações voltadas para o uso racional do sangue e seus componentes, além de técnicas de conservação do sangue em grandes hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), nos âmbitos estadual e federal. Esta experiência de quase 20 anos tornou possível dar um passo adiante, em que foi criado um programa estadual de estímulo ao PBM pela Portaria Estadual Nº 2576/2017 da Sesa. As práticas estão disseminadas em vários serviços hospitalares.

O Hemoce desenvolve diversas ações voltadas para o gerenciamento do sangue de paciente, como diagnóstico de anemia, disponibilização de ferro e a utilização da máquina de recuperação intra-operatória de sangue, onde os pacientes submetidos à cirurgia de grande porte podem recuperar seu próprio sangue e serem autotransfundidos. O hemocentro realiza também curso de PBM anualmente para profissionais e estudantes da área da Saúde, apresenta a temática em eventos científicos da instituição e, recentemente, promoveu uma capacitação voltada especificamente para os responsáveis técnicos das agências transfusionais de todo o Estado. Em breve, o Hemoce disponibilizará um curso on-line para quem desejar saber mais sobre o tema.

O que é Patient Blood Management?

O PBM é uma abordagem multiprofissional, centrada no paciente e baseada em evidências, que busca resolver situações relacionadas à anemia, perda de sangue aguda e crônica e alterações da coagulação em pacientes clínicos e cirúrgicos. O princípio central deste programa é usar todas as estratégias disponíveis para atender às necessidades de cada paciente, melhorando sua evolução clínica e diminuindo o custo hospitalar com redução do tempo de internamento.

Ambulatório de PBM do Hemoce

O Hemoce conta com ambulatório de PBM presente em todo o Estado por meio do hemocentro de Fortaleza e das unidades regionais de Crato, Sobral, Iguatu e Quixadá, além do hemonúcleo de Juazeiro do Norte. Os pacientes com anemia por deficiência de ferro ou outras vitaminas atendidos no Hemoce ou em outros serviços podem ser encaminhados ao ambulatório especializado. No local, os pacientes são avaliados clinica-laboratorialmente. Também é realizada a infusão de ferro intravenoso conforme prescrição do médico do ambulatório de PBM.