Dia Mundial do Doador de Medula Óssea é celebrado no Hemoce; cadastro pode ser realizado nas unidades do hemocentro

17 de setembro de 2021 - 11:27 # # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Natássya Cybelly
Arte gráfica: Roberto Melo
Fotos:Natássya Cybelly e Arquivo Pessoal

Farmacêutico André Matos foi convocado para doar medula óssea dois anos após realizar cadastro

No terceiro sábado do mês de setembro é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea. A data, que este ano é celebrada neste sábado (18), terá ações de sensibilização sobre a importância do cadastro de medula óssea no posto de coleta do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) na Praça das Flores, a partir das 9h. Em todas as unidades fixas e itinerantes do Hemoce é possível fazer o cadastro.

Há oito anos, o farmacêutico André Matos recebeu a missão de salvar vidas como um doador de medula óssea. Uma surpresa para o voluntário que, na época da convocação, estava cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) há dois anos. “Era o meu sonho, mas, quando me cadastrei, achava que tão cedo não ia encontrar uma pessoa, pois a chance de compatibilidade é de uma para cada cem mil pessoas”, conta.

Diante da possibilidade de salvar a vida de alguém que, naquele momento, dependia unicamente da sua solidariedade, Matos não pensou duas vezes. “É algo muito mágico. É um momento único você saber que está dando um pouquinho de você e que é muito para quem precisa. A gente sabe que, nesse momento, você se torna esperança não só na vida do paciente, mas de toda a família e de amigos que estão envolvidos”.

Bolsas de medula óssea devem ser congeladas a -80ºC

A partir do momento que foi identificado como doador compatível até realizar a doação, alguns meses se passaram. O farmacêutico realizou uma bateria de testes e exames com o intuito de garantir que estava em boas condições de saúde para o procedimento. A doação de medula óssea ocorreu na sede do Hemoce em Fortaleza e as células foram encaminhadas para o Rio de Janeiro, onde o paciente estava internado. “Foi tudo muito tranqüilo. Tomei uma medicação para estimular a produção das células da medula óssea e a minha doação foi feita pela veia do braço na máquina de aférese, semelhante a uma doação de plaquetas”, lembra.

Quando questionado se doaria novamente caso seja compatível com outra pessoa, André é categórico. “Claro, com certeza. Quantas vezes forem necessárias. Eu doaria com muito amor com a certeza de que a gente tá aqui também para salvar vidas”. Para realizar o cadastramento, o voluntário deve ter entre 18 e 35 anos. A doação, no entanto, pode ser realizada por pessoas de até 60 anos.

Cadastro

Para ser um doador, o primeiro passo é realizar um cadastro no Redome. No Ceará, o Hemoce é o órgão responsável pelo cadastro e já registrou mais de 214 mil pessoas como possíveis doadores de medula óssea. “O cadastro é feito uma única vez e, caso exista compatibilidade com algum paciente, o candidato será convocado para doar para qualquer paciente do mundo que venha a precisar do transplante de medula óssea”, explica Nágela Lima, coordenadora da Captação de Doadores do equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

O Hemoce reforça que é importante manter o cadastro com dados atualizados. “É fundamental manter os dados atualizados caso o voluntário mude de endereço ou telefone, pois são por meio dessas informações que vamos localizar o doador, se houver compatibilidade”, continua Lima.

Para atualizar os dados, basta enviar um email para nucleo.medula@hemoce.ce.gov.br, informando que deseja atualizar as informações, ou ligar para (85) 3101-2288. A atualização também pode ser realizada pelo aplicativo do Redome, disponível para Android e iOS.

Doação de medula óssea

A doação de medula óssea ocorre quando o voluntário cadastrado é compatível com o paciente que necessita do transplante de medula. A chance de encontrar a compatibilidade é de um para cada 100 mil. Apesar da probabilidade ser pequena, o Hemoce já coletou 83 bolsas de medula óssea, sendo 46 para transplantes de medula em outros estados e 37 para outros países, como Argentina, Estados Unidos, Canadá, Itália, França, Portugal, Holanda, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Turquia e Israel. O serviço da coleta das células de medula óssea é realizado pelo hemocentro cearense desde 2012.