HGWA participa de campanha do Hemoce e coleta 93 bolsas de sangue

1 de setembro de 2021 - 14:51 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Texto e foto: Bruno Brandão

As doações serão distribuídas entre as 480 unidades de saúde do Estado

Um gesto de solidariedade que salva vidas. Nessa terça-feira (31), colaboradores do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) vestiram a camisa do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e participaram de uma campanha de doação de sangue. Na ocasião, voluntários que residem nas proximidades do hospital, no bairro Messejana, também aderiram à iniciativa. Ao todo, 93 bolsas de sangue foram coletadas.

Para realizar a arrecadação, estiveram presentes profissionais do Hemoce – que instalaram o ônibus itinerante com todos os equipamentos necessários. O número de bolsas coletadas foi celebrado pela assistente social do hemocentro, Eliane Lima. “Essa parceria é de fundamental importância. Já acontece há um bom tempo e sempre nos proporciona um ótimo resultado. Tivemos muitos doadores que se interessaram em vir ao hospital espontaneamente para doar”, comemora. As doações serão distribuídas entre as 480 unidades de saúde do Estado.

Para doar sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado e pesar acima de 50 quilos, além de outras recomendações

Lima ressalta que, para doar, é necessário seguir alguns critérios. Homens, por exemplo, devem respeitar os dois meses indicados entre uma doação e outra, enquanto as mulheres precisam seguir o intervalo de três meses. É preciso estar saudável, bem alimentado, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, pesar acima de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos.

Durante a pandemia de Covid-19, mesmo com o isolamento social rígido, alguns fatores contribuíram para não deixar o estoque do banco de sangue em falta. “Fomos atrás dos nossos doadores. Montamos essa estrutura que foi utilizada no Waldemar Alcântara, passamos a fazer coleta onde antes não tínhamos o hábito de realizar, como nos supermercados, praças, igrejas, e isso foi bastante importante para manter nosso estoque estável”, afirma.

O coordenador do Serviço Social do HGWA, Michel Barbosa, destaca a importância da iniciativa, uma ação do Hemoce em parceria com o Serviço Social e Agência Transfusional do hospital. “É importante que essa parceria cresça e aconteça todos os anos. É uma forma de conscientizar os colaboradores para a importância da doação de sangue e de se interessarem em se tornar um doador fixo“, pontua.

Campanha de doação de sangue no HGWA atraiu funcionários da unidade e moradores do entorno

Terezinha Monteiro, colaboradora do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), que administra o HGWA, foi uma das doadoras. Na oportunidade, ela realizou a sua primeira doação de sangue. “Sempre tive esse desejo de me tornar doadora. Com a iniciativa, consegui realizar. Já participei da organização da campanha, mas ainda não tinha tido a oportunidade de doar. É um compromisso social com um bonito gesto solidário. Pretendo continuar doando”, assegura.