Avanços da hematologia e hemoterapia: Hemoce abre inscrições para evento científico unificado

31 de agosto de 2021 - 09:57 # # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Emmanuel Denizard
Arte:Roberto Melo

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), inicia, nesta terça-feira (31), inscrições para a XXVII Jornada Regional de Hematologia e Hemoterapia de Crato, a XXVIII Jornada Regional de Hematologia e Hemoterapia de Sobral, o XI Encontro Regional de Enfermagem em Hematologia e Hemovigilância e o III Encontro Regional de Farmácia em Hematologia e Hemoterapia. O evento científico unificado será realizado de forma on-line entre os dias 22 e 24 de setembro. As inscrições estão abertas até o dia 21. Para apresentação de trabalhos científicos, no entanto, o prazo segue até o dia 17 do mesmo mês.

Além de promover o conhecimento e os avanços da hematologia e hemoterapia, o evento do Hemoce tem como objetivo qualificar os profissionais da área da Saúde e afins, tendo como foco a atualização científica e crescimento cognitivo de médicos, enfermeiros, farmacêuticos e equipe multidisciplinar. O público-alvo são estudantes, técnicos e profissionais da Saúde. “A Jornada Regional é um evento com décadas de tradição, que vem contribuindo na divulgação e discussão dos avanços na área junto à comunidade acadêmica/científica, estimulando o estudo e a pesquisa. Preparamos essa edição com muito rigor técnico e científico na certeza da contribuição e engrandecimento da formação dos nossos profissionais de saúde e estudantes da área”, destaca a diretora de ensino e pesquisa do Hemoce, Vânia Barreto.

Neste ano, o evento on-line será realizado por meio de conferências, mesas-redondas, debates e apresentações de trabalhos científicos, contando com certificação. A plataforma virtual ficará disponível para os inscritos acessarem remotamente o material de apoio dos conteúdos apresentados. Entre os temas a serem discutidos, estão: o atendimento ao paciente com sangue raro; ações do Patient Blood Management (PBM) no Ceará; terapias avançadas em onco-hematologia; aspectos gerais da transfusão em recém-nascidos; métodos de apoio em hemoterapia; gestão de estoque de hemocomponentes; atuação da enfermagem no ciclo do sangue; captação de doadores, entre outros temas relacionados à hematologia e hemoterapia.

Palestrantes

O encontro contará ainda com a participação de conferencistas de renome nacional, como a professora titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Lúcia Silla; a biomédica responsável técnica do laboratório de Biologia Molecular do Centro de Onco-hematologia Pediátrico do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC/UPE), Edileine Dellalibera, e a coordenadora do laboratório de Anemias Hereditárias do Hemocentro de Ribeirão Preto, Ana Cristina Silva. O chefe da Hematologia e do Transplante de Medula Óssea do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Fernando Barroso; a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos, e as diretoras de Hemoterapia e Hematologia do hemocentro cearense, Denise Brunetta e Luany Mesquita, também palestrarão no evento.

Submissão de trabalhos

Os interessados em submeter resumos terão duas opções: o simples, com até três mil caracteres, e o expandido, com até cinco mil. Outra modalidade que poderá ser explorada pelos inscritos é a oral, na qual o participante terá oportunidade de fazer apresentação virtual e ser avaliado por uma comissão científica. Os três melhores trabalhos irão receber um certificado de menção honrosa e um troféu. Os resumos enviados serão publicados nos anais eletrônicos do evento.

Estudantes e profissionais de nível técnico – R$ 25,00

Profissionais de nível superior – R$ 50,00

Para ter acesso ao desconto de 50%, os universitários devem marcar o campo “estudante” e anexar a declaração da instituição de ensino ou cópia da carteira de estudante no ato da inscrição. Os profissionais de nível técnico, por sua vez, devem enviar uma cópia do certificado de conclusão do curso. O pagamento deverá ser realizado via cartão de crédito ou débito.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a secretaria do evento por meio dos telefones: (85) 3101-2274 / (85) 99706-0270.