Hemoce celebra Dia Mundial da Hemofilia

Texto:
Natassya Cybelly
Arte: Roberto Melo

No próximo sábado, 17 de abril, é comemorado em todo o mundo o Dia da Hemofilia e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Estado, celebrou a data nesta sexta-feira, realizando uma programação online com homenagens a pacientes e hematologistas.

A transmissão aconteceu pelo canal do YouTube do Hemoce e contou com mais de 600 visualizações. Durante a programação foi destacada a importância do tratamento e os avanços na qualidade de vida das pessoas com hemofilia. “É um dia de muita comemoração que simboliza todo esse cuidado e carinho que os pacientes hemofílicos merecem. Nas ultimas décadas houve um crescimento muito significativo na melhoria do tratamento e nas oportunidades. Hoje a gente vive uma realidade diferente de décadas atrás e a gente sabe que essas mudanças também é fruto de um trabalho em conjunto com vocês. Nós estamos juntos nessa luta para que dias melhores possam chegar e quero parabenizar a todos os hemofílicos e familiares”, disse Luany Mesquita, diretora de hematologista.

Pacientes, mães e hematologistas participaram da transmissão com depoimentos sobre como é conviver com hemofilia e as conquistas que já obtiveram com o tratamento. “Na minha família, eu fui o único diagnosticado com hemofilia, então foi uma surpresa e tive que enfrentar muitas dificuldades, pois era uma doença desconhecida. Antes, a gente só tomava o fator de coagulação, depois de um episódio de crise, mas hoje com o tratamento de profilaxia, podemos fazer a prevenção repondo o fator deficiente que fez total diferença para manter nossa rotina”, disse Ítalo Bruno, paciente com hemofilia A que faz tratamento no Hemoce Fortaleza.

A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que impede a coagulação do sangue. O Hemoce é o único centro de referência do Ceará para o atendimento das pessoas com hemofilia, em todas as faixas etárias.  São cerca de 560 pacientes na unidade de Fortaleza e nos hemocentros regionais. O Hemoce Fortaleza coordena este trabalho e também supervisiona o tratamento nos regionais (Sobral, Crato, Iguatu e Quixadá).

A hematologista Rosângela Albuquerque, que há quase 40 anos se dedica a cuidar dos pacientes do Hemoce e ajudou a implantar o ambulatório de coagulopatias do Hemoce, foi homenageada. Como reconhecimento pelos serviços prestados, a médica agora tem uma placa com seu nome na galeria de antígenos do Hemoce em Fortaleza.

“Eu estou extremamente emocionada e sensibilizada com essa homenagem que foi uma surpresa. Eu queria deixar claro que se não fosse o apoio da direção do Hemoce, da divisão de Ensino e Pesquisa, do engajamento a esse trabalho de assistências aos portadores de doenças hemorrágicas, a gente não teria chegado aonde chegou. Meu papel foi iniciar, coordenar, mas hoje nós temos uma equipe multidisciplinar capacitada. Eu só queria agradecer a todos que trabalham para fazer esse trabalho feito com muito afinco e amor da família Hemociana”, disse.

“A história do Hemoce e da Dra.Rosângela se confunde, pois ela chegou aqui antes mesmo do inicio do funcionamento. Nós convivemos como colegas do curso de hematalogia e  hemoterapia, nós tornamos colegas de trabalho e sempre foi um prazer muito grande ter essa convivência sem arrestas e sempre em muita harmonia. Meus parabéns pelo seu trabalho aqui no Hemoce, pela sua dedicação, pelo seu bom humor e por sua firmeza na conduta do seu trabalho”, disse a diretora de Ensino e Pesquisa, Vânia Barreto.

No evento online foi apresentando ainda a Coagulângela, nova personagem da Turminha do Sangue, do Instituto Pró-Hemoce que é responsável por estancar o sangramento. A personagem é uma referência a Dra. Rosângela Albuquerque.  O evento contou também com a participação da banda Tonny Farra Boa que animou os espectadores.