Hemoce relembra Dia Mundial da Hemofilia
17 de abril de 2020 - 14:43
Nesta sexta-feira, 17 de abril, é comemorado em todo o mundo o Dia da Hemofilia e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Estado, relembra a data destacando a importância do tratamento. São cerca de 560 pacientes com hemofilia atendidos pelas unidades do Hemoce em Fortaleza e interior do Ceará.
A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que impede a coagulação do sangue. O Hemoce é o único centro de referência do Ceará para o atendimento das pessoas com hemofilia, em todas as faixas etárias. O hemocentro de Fortaleza coordena todo esse trabalho e também supervisiona o tratamento nas unidades regionais (Sobral, Crato, Iguatu e Quixadá).
O Hemoce em parceria com a Associação dos Hemofílicos do Estado do Ceará (AHECE) comemora todos os anos a data com uma programação especial para os pacientes que realizam tratamento em todo o estado. Mas esse ano em virtude da pandemia do coronavírus, o evento foi suspenso. A coordenadora de enfermagem do ambulatório de coagulopatias, Tatyane Oliveira, ressalta a importância de comemorar o Dia Mundial da Hemofilia. “Sempre buscamos comemorar a data com os pacientes, reforçando a importância do tratamento e da qualidade de vida. Este ano, reforçamos todas as conquistas adquiridas e pela primeira vez vivemos uma situação diferente, que mobiliza todo o país para uma só causa: o combate ao Covid-19. Ainda assim, entendemos a importância dessa data e não deixaremos de celebrá-la”. Para homenageá-los, o Hemoce realizou um vídeo com alguns pacientes destacando como é conviver com a hemofilia e as principais mudanças na qualidade de vida após o tratamento. Confira aqui.
Pacientes recebem fator de coagulação em casa
Desde o dia 23 de março, os pacientes hemofílicos de Fortaleza e região metropolitana passaram a receber na sua residência o fator de coagulação. A iniciativa tem o objetivo de reduzir as aglomerações de pessoas no Hemoce, em virtude do coronavírus, evitando que os pacientes precisem sair de casa apenas para receber medicações de uso crônico. A entrega em casa do fator VIII e fator IX atende aos pacientes que fazem profilaxia. Os que não fazem profilaxia e precisam receber o fator, devem agendar horário de atendimento, através do telefone (85) 3101-2310.
Hemofilia x Informações da Covid19
Nesse período de pandemia do coronavírus, os hemofílicos também precisam manter os cuidados adequados para evitar a doença. O hematologista do serviço de coagulopatias do Hemoce, Luiz Ivando, participou de um podcast promovido pelo laboratório Roche com a presidente da Federação Brasileira de Hematologia (FBH), Tânia Pietrobelli, no qual destacaram a relação entre Hemofilia e Covid-19. Confira aqui.
Assessoria de Comunicação do Hemoce
Natássya Cybelly
Estagiário Proensino: Emmanuel Denizard
Contato: (85) 3101-2308
E-mail: natassya.chagas@hemoce.ce.gov.br/ asscom@hemoce.ce.gov.br