Hemoce recebe homenagem na Assembleia Legislativa

13 de abril de 2018 - 19:30

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, foi homenageado durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará na última quarta-feira (11). A homenagem recebida pelos profissionais do Hemoce é em alusão ao Dia Mundial da Hemofilia celebrado no dia 17 de abril. O Hemoce é referência no tratamento da doença no Ceará.

A homenagem foi um pedido da Associação dos Hemofílicos do Ceará, atendida pela deputada estadual Augusta Brito do PC do B. “A hemofilia é uma doença genética que  quando tratada permite aumentar a qualidade de vida dos pacientes e no Hemoce a gente consegue ter todo o apoio para alcançar as melhorias, recebemos medicação,  acompanhamento com hematologistas, enfermeiros e tudo isso tem feito a diferença para a expectativa de vida de quem é hemofilico”, disse Francisco Marcelino Filho, presidente da Associação dos Hemofílicos do Ceará. Entre os homenageados na audiência estavam a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, o hematologista do Hemoce Luiz Ivando a fisioterapeuta do ambulatório de hemofilia do Hemoce, Juliana Alves – Tania Pietrobelli – a Presidente da Federação Brasileira de Hemofilia, Tania Pietrobelli e a coordenadora Estadual do Programa de Coagulopatias do Ceará, Rosangela Ribeiro.  De acordo com a diretora geral do Hemoce o reconhecimento é fruto de um trabalho em equipe. “O importante é ver as melhorias do serviço. Antes o atendimento só acontecia no Hemoce em Fortaleza, hoje nos contamos com equipe multidisciplinar em todos os hemocentros do interior do Estado, nós temos no Hemoce Fortaleza a farmácia que funciona 24h para atender aqueles precisem receber medicação, além de contar com o suporte do farmacêutico para orientar os pacientes”, destaca.

Foi abordado durante a audiência, a possibilidade de um treinamento entre profissionais do Hemoce e profissionais dos Postos de Saúde de Fortaleza para melhorar a orientação sobre tratamento e diagnostico da doença. Também foram destacadas algumas conquistas dos hemofílicos, como a Lei Estadual nº 16.050/2016, que instituiu o passe livre no transporte público coletivo intermunicipal interurbano e metropolitano para portadores de hemofilia comprovadamente carentes.

O Hemoce atende cerca de 540 pessoas com hemofilia em todo o Estado oferecendo atendimento ambulatorial através de equipe multidisciplinar. Desde 2008, em parceria com o Ministério da Saúde, os pacientes de hemofilia do Hemoce passaram a receber o fator de coagulação para suprir a ausência dos fatores deficientes dos hemofílicos, passou a ser distribuído para os pacientes levarem para casa. Atualmente as consultas são feitas com hematologistas regularmente no Hemoce, mas os pacientes levam a medicação para fazer a autoinfusão em casa, de acordo com a recomendação médica.

Em Fortaleza, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h. Já a farmácia, que oferece o fator de coagulação, fica aberta 24h. Nas unidades, os hemofílicos são assistidos por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, farmacêuticos, bioquímicos, enfermeiros, fisioterapeutas, odontólogos, assistentes sociais e psicólogos.

Assessoria de Imprensa do Hemoce

Natássya Cybelly
asscom@hemoce.ce.gov.br
(85) 3101.2308