Curso de imuno-hematologia aconteceu no Hemoce

6 de outubro de 2017 - 20:47

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Estado, realizou entre os dias 4 e 5 de outubro, no auditório do hemocentro coordenador, o curso de imuno-hematologia básica. 

No encontro, profissionais das agências transfusionais e estudantes da área da saúde participaram da capacitação com palestrantes renomados em imuno-hematologia no Brasil como a biomédica e consultora em imuno-hematologia, Ana Lúcia Girello e a bióloga e especialista em imuno-hematologia Ana Claúdia Peron. As palestrantes abordaram temas sobre prova de compatibilidade entre tipos sanguíneos, fenotipagem, pesquisa de anticorpos regulares, sistema ABO e fator RH. “A gente procurou nesses dois dias aproximar ainda mais os estudantes e profissionais para a imuno-hematologia e mostrar o quanto é possível fazer um trabalho, que muitas vezes é desgastante, com amor com paixão porque trabalhar em banco de sangue é contagiante”, disse Ana Cláudia Peron. A bióloga Ana Lúcia Girello destacou que o curso despertou o interesse também de estudantes para a imuno-hematologia. “Além do encontro capacitar ainda mais os profissionais da hemorrede do Ceará, nós ficamos muito felizes por ver o interesse dos estudantes e mostrar pra eles um pouco mais sobre a imuno-hemato”, fala Girello. 

alt

Com duração de 16 horas aulas o curso mostrou aulas teóricas e relatos de casos. Cerca de 130 pessoas entre profissionais da saúde e estudantes participaram da capacitação. A coordenadora do laboratório de imuno-hematologia do Hemoce, Denise Brunetta, ressalta a importância de promover novos encontros sobre o tema. “A capacitação é uma oportunidade tanto para a troca de conhecimento entre profissionais que trabalham no dia-a-dia com transfusão de sangue, assim como uma oportunidade para apresentar a imuno-hematologia para os estudantes da saúde. Nós tivemos uma grande procura para esse curso e pretendemos trazer novas oportunidades de capacitação sobre o tema”, disse Brunetta. 

alt

O laboratório de Imuno-hematologia do Hemoce, é responsável pelos testes de classificação sangüínea e as provas de compatibilidade entre doador e receptor de sangue, é referência na região Nordeste e recebe amostras de outros estados para análise. Mensalmente, o laboratório do doador reliza cerca de 10 mil testes.

Assessoria de Imprensa do Hemoce

Natássya Cybelly
Contato: (85) 3101-2308
E-mail:    natassya.chagas@hemoce.ce.gov.br   imprensahemoce@gmail.com