Hemoce realiza palestra de incentivo à doação de medula óssea

14 de setembro de 2017 - 18:33

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Estado em parceria com o Grupo de Apoio Onco Hematológico do Ceará, GAPO e a Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) participou do I Encontro Regional do Maciço do Baturité. No evento o Hemoce abordou temas de incentivo à doação de sangue e de medula óssea.

O encontro teve como foco abordar temas relacionados a doenças onco-hematológicas como a leucemia e mostrar que é possível ajudar ao próximo com gesto de solidariedade através da doação de sangue e de medula óssea.   Um dos assuntos abordados foi sobre a importância de realizar o cadastro como doador de medula. “Com esse encontro a gente pretende conscientizar ainda mais estudantes e acadêmicos da área da saúde para realizar o cadastro e ajudar a salvar vidas sendo um doador de medula e doador voluntário de sangue. Gestos de solidariedade como esses são fundamentais para o tratamento de pacientes onco-hematologicos”, disse Francisca Rodrigues, responsável pelo setor de medula óssea do Hemoce. A UNILAB é uma das parcerias do Hemoce e realiza regularmente coletas externas de sangue para motivar estudantes a serem doadores de sangue. 

O evento que reuniu cerca de 50 estudantes da UNILAB faz parte do projeto “GAPO sem Fronteiras pra Fazer Acontecer” projeto itinerante que iniciou em 2012 com o objetivo de levar informação sobre as doenças onco-hematológicas e oncológicas, para beneficiar um número maior de pessoas com o apoio das associações de pacientes de cada município. Nesta edição o GAPO vai visitar os municípios de Quixadá, Russas, Sobral,  Maranguape, Itapipoca e Juazeiro do Norte.

Como ser um doador de medula óssea

No Ceará, o Hemoce é responsável pelo cadastramento que pode ser feito em qualquer unidade de coleta de sangue do Hemoce.  O voluntário precisa ter entre 18 e 55 anos de idade, estar saudável, não ter tido câncer e apresentar um documento de identificação oficial com foto. Para concluir a etapa, o doador preenche uma ficha com dados pessoais e é coletada uma amostra de 5ml de sangue. Esse material é enviado para um laboratório especializado onde são feitos os exames necessários. O cadastro é feito uma única vez, mas é necessário atualiza-lo caso o voluntário tenha mudando endereço ou telefone de contato. A atualização pode ser feita online através do email: nucleo.medula@hemoce.ce.gov.br onde o voluntário pode informar quais dados deseja alterar. Desde 2000, aproximadamente 172 mil pessoas se cadastraram como possíveis doadores de medula óssea no Estado.

Sobre o GAPO:

O GAPO é uma instituição sem fins lucrativo fundada em 2007 com o objetivo de cuidar dos interesses das pessoas com câncer e levar a informação a toda sociedade desmistificando as doenças do sangue como leucemia, linfomas, mieloma dentre outros e o transplante de medula óssea. O GAPO sem Fronteiras GAPO Sem Fronteiras é um projeto itinerante que iniciou em 2012 com o objetivo de levar informação sobre as doenças onco-hematológicas e oncológicas, para conseguir beneficiar um número maior de pessoas com o apoio das associações de pacientes de cada município. Nesta edição o GAPO vai visitar os municípios de Quixadá, Russas,  Sobral,  Maranguape, Itapipoca e Juazeiro do Norte. 

Assessoria de Imprensa do Hemoce

Natássya Cybelly
Contato: (85) 3101-2308
E-mail:  natassya.chagas@hemoce.ce.gov.br imprensahemoce@gmail.com