Hemoce realizou curso de captação de doadores de sangue

11 de setembro de 2017 - 13:39

Entre os dias 4 e 6 de setembro o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce em parceria com a Escola de Saúde Pública, ambos do Governo do Ceará, realizaram o Curso de Captação de Doadores de Sangue. O evento reuniu cerca de 170 pessoas no auditório do Hemoce.

Com público alvo voltado para profissionais e estudantes da área da saúde o objetivo do curso  foi capacitar profissionais para serem multiplicadores na captação de doadores de sangue. Durante três dias palestras foram abordados temas como a trajetória da doação de sangue no Brasil, avanços e desafios na captação de doadores de sangue, a doação de sangue no Ceará, captação hospitalar, entre outros.  No primeiro dia do encontro o consultor da área técnica de hemoterapia do Ministério da Saúde, Marcelo Addas, falou sobre a trajetória da doação de sangue no Brasil e destacou os avanços positivos. “Nós já avançamos muito, mas ainda há muito que se conquistar. Temos que discutir mais estratégias para a captação de doadores da faixa etária mais jovem, pois os estudos mostram que essa é uma geração que ainda doa menos do que as outras faixas etárias, então precisamos trabalhar com mais proximidade dessa população”, disse Marcelo Addas.

No Ceará, a faixa etária que mais doa sangue é a partir dos 29 anos de idade. De acordo com a coordenadora da captação de doadores do Hemoce para ampliar o número de doadores é necessário também conquistar mais captadores. “A gente espera com o curso, preparar enfermeiros, técnicos, estudantes da saúde para conquistar e cativar novos doadores de sangue, porque aqui eles estão tendo a oportunidade de conhecer como funciona o trabalho do Hemoce desde o momento que o doador chega à recepção até quando a  bolsa de sangue doada vai para os pacientes nas unidades de saúde. Trazer essa vivencia é muito importante para eles entenderem a importância da solidariedade em doar sangue regularmente”, explica Nágela Lima.

alt

A estudante de enfermagem Sebastiana da Silva foi uma das participantes que prestava atenção a cada palestra com entusiasmo. “Eu tô saindo daqui cheia de conhecimentos, conheci a equipe do Hemoce que me motivou bastante, me senti acolhida, e aproveitei essa oportunidade pra realizar minha primeira doação de sangue será sem dúvidas a primeira de muitas”, disse.

alt

No segundo dia de curso um dos temas um dos temas abordados foi sobre estratégias na captação hospitalar. A gerente da captação de doadores do Hemocentro de Minas Gerais reforçou que é possível conquistar novos doadores no ambiente hospitalar. “Eu considero que o hospital é um lugar onde existe uma grande chance de conscientizar as pessoas sobre a importância de doar, porque muitas pessoas que estão ali com seus parentes ou amigos vivem a necessidade e isso acaba sensibilizando e mobilizando mais”, conta Heloisa Contijo.

alt

No último dia do curso o jornalista Nonato Albuquerque realizou uma palestra sobre a importância de doar como um gesto de amor ao próximo reforçando o compromisso da sociedade em ajudar a salvar vidas. A diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos destacou que o curso foi uma excelente oportunidade para ressaltar que o trabalho de doação de sangue é feito em conjunto e que fortalecer as parcerias é essencial para um serviço de sucesso. “A gente aqui sozinho não pode fazer muita coisa, a gente precisa todos os dias de pessoas solidárias que doam voluntariamente para ajudar a salvar vidas e para isso acontecer é fundamental ter mais captadores de doadores para sensibilizar sobre o gesto, disse.

alt

 

Assessoria de Imprensa do Hemoce

Natássya Cybelly
Contato: (85) 3101-2308
E-mail:  natassya.chagas@hemoce.ce.gov.br imprensahemoce@gmail.com