XIV Encontro do Clube RH Negativo acontece neste sábado (8)

3 de julho de 2017 - 18:08

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Estado, realiza neste sábado (8) às 8:30, o XIV Encontro do Clube RH negativo e VII Clube de Plaquetas. O evento acontece no auditório do Hemoce, (Rua: Capitão Francisco Pedro S/N). 

O encontro, que é realizado duas vezes ao ano, tem como objetivo promover a interação entre os voluntários e conscientizar sobre a doação de sangue como um gesto regular. Nesta edição, os doadores irão assistir palestra sobre as arboviroses com a infectologista e diretora do Hospital São José Tânia Mara Coelho. A especialista vai esclarecer dúvidas sobre doenças como Chikungunya e Zika vírus. 

A coordenadora da captação de doadores do Hemoce Nágela Lima, explica que o encontro com os doadores  é uma forma de agradecimento do Hemoce à essas pessoas que sempre se mostram disponíveis a doar e ajudar o próximo. “A gente procura estreitar os laços com os doadores oferecendo a eles um momento de lazer, informação e são em momentos como esses, que podemos interagir uns com os outros, aprender um pouco mais sobre diversos assuntos através das palestras e fortalecer esse sentimento de ajudar alguém que precisa”.

Ainda de acordo com Nágela Lima pessoas que possuem o tipo sanguíneo com fator RH Negativo são raras. Apenas 5% da população cearense doadora possui esse tipo de sangue, por isso o Hemoce promove essa ação de captação e fidelização.

Clube RH Negativo

O Clube RH Negativo existe desde outubro de 2010 e já possui mais de  pessoas cadastras. A cada 100 doações que o Hemoce recebe apenas quatro são de fator RH negativo. 

Clube de Plaquetas

O Clube de Plaquetas foi criado no primeiro semestre de 2014 e é mais uma alternativa do hemocentro para fidelizar os doadores. As plaquetas são fragmentos celulares da medula óssea e tem a função de participar do processo de coagulação sanguínea, ou seja, são fatores necessários para conter um sangramento; se o organismo estiver com o número de plaquetas baixo, podem acontecer hemorragias. Quem doa plaquetas, pode doar a cada 72 horas. 

Assessoria de Imprensa do Hemoce

Natássya Cybelly

asscom@hemoce.ce.gov.br

3101.2308