Adiada solenidade do marco dos transplantes de medula óssea

14 de março de 2017 - 17:45

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce, do Governo do Ceará, e o Hospital Universitário Walter Cantídio, do Governo Federal, informam que a solenidade do marco dos 300 transplantes de medula óssea realizados no estado que aconteceria nesta quarta-feira (15) será adiada. A mudança foi devido à incompatibilidade na agenda dos homenageados. Uma nova data será divulgada em breve. O Hemoce e o Hospital Universitário Walter Cantídio agradecem a compreensão de todos.

Transplante

O Hemoce e o HUWC fizeram o primeiro transplante de medula óssea em 2008. Desde então, foram 254 do tipo autólogo (com medula do próprio paciente), 45 alogênicos aparentados (quando o doador tem parentesco com o paciente), cinco alogênicos não-aparentados (com medula doador sem parentesco) e um haploidêntico (quando a compatibilidade entre paciente e doador é parcial).

Em todo o Brasil, apenas o Ceará e mais oito unidades da federação realizam transplante de medula óssea. A taxa de sobrevida dos transplantes realizados no estado é de 95,3%, superior à média mundial, atualmente em 90%, de acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS.

 

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
Contato: (85) 3101-2308 / 9.9645.2261
E-mail:
natassya.chagas@hemoce.ce.gov.br / imprensahemoce@gmail.com