Aférese Terapêutica

7 de outubro de 2016 - 11:58

O procedimento de aférese consiste no processamento do sangue total através de um equipamento automatizado separador de células em conjunto estéril, no qual o sangue total será processado e separado. Um hemocomponente ou substância será removida e o restante dos hemocomponentes será devolvido ao paciente e de acordo com a situação, é utilizada solução de reposição para o hemocomponente retirado.

O Hemoce oferece o serviço de aférese terapêutica ambulatorial e o serviço de aférese móvel para situações excepcionais em hospitais conveniados quando os pacientes que não tem condições de remoção até a sede do Hemoce.

O Hemoce disponibiliza os procedimentos a seguir:

         Plasmaférese terapêutica ou troca plasmática
         Leucaférese
         Eritrocitaférese
         Coleta de células progenitoras hematopoéticas

Para realização de procedimentos terapêuticos é necessário a implantação de cateter rígido de alto fluxo ou punção de fístula arteiro venosa, que é responsabilidade do serviço de origem. Poderás er utilizado acesso venoso periférico para realização de coleta de células tronco ou eritrocitaférese, após avaliação pela equipe de enfermagem da aférese, Durante a realização do procedimento será utilizado citrato de sódio com efeito anticoagulante extracorpóreo, apresentando como principal efeito adverso hipocalcemia e os sintomas relacionados.

          Como solicitar

Quando indicado um procedimento de aférese terapêutica, o formulário de solicitação do serviço de aférese deverá ser preenchido de forma completa com os seguintes dados:

         Identificação do paciente com: nome completo do paciente sem abreviações, sexo, data de nascimento, prontuário, hospital e leito;
         Diagnóstico e condição clínica que justifique a realização do procedimento;
         Resultado de exames que corroborem a indicação, além do hematócrito recente;
         Tipo de procedimento solicitado;
         Medicações utilizadas pelo paciente;
         Contato de médico assistente e
         Termo de consentimento livre e esclarecido de aférese terapêutica assinado.

O solicitante deverá fazer contato telefônico com o serviço e encaminhar os documentos digitalizados por e-mail ou através de fax.

A solicitação será objetivo de análise do médico hemoterapeuta que concordará ou não com a indicação e fará a programação terapêutica, como volume sanguíneo processado, número de sessões e intervalo, líquido de reposição a ser utilizado, balanço hídrico e local de realização do procedimento. Utilizamos as orientações da Sociedade Americana de Aférese (ASFA) para avaliação das indicações. 

          Funcionamento do serviço

A equipe de aférese conta com médicos e enfermeiros capacitados. O serviço de aférese funciona de forma regular de segunda à sexta de 7:30h às 18:30h e em regime de sobreaviso aos finais de semana e feriados para realização de procedimentos de urgência ou continuidade de tratamentos já iniciados. Entrar em contato com serviço de distribuição do Hemoce que fornecerá o contato da equipe de plantão.

         Contatos

Aférese: (85) 31012306
Fax: (85) 31012303
e-mail: aferese.hemoce@hemoce.ce.gov.br
Distribuição: (85) 31012304 (apenas para finais de semana e feriados)

 OBS:

         É importante a suspensão do uso de inibidores de enzima de conversão de angiotensina antes da realização de procedimentos terapêuticos.
         Os procedimentos realizados em pacientes pediátricos sempre deverão ser realizados em ambiente de UTI pediátrica para adequada monitorização e suporte clínico.

 

 Download dos Formulários

FORM.AFET 01 – PRONTUÁRIO DE COLETA DE CPH-SP POR AFÉRESE

FORM.AFET 02 – ENCAMINHAMENTO PARA COLETA DE CÉLULAS PRECURSORAS HEMATOPOIÉTICAS DO SANGUE PERIFÉRICO _CPHSP_  LINFÓCITOS

FORM.AFET 03 – TERMO DE CONSENTIMENTO – AFÉRESE TERAPÊUTICA

FORM.AFET 04 – TERMO DE CONSENTIMENTO COLETA DE CÉLULAS PRECURSORAS HEMATOPOIÉTICAS DO SANGUE PERIFÉRICO _CPHSP_ – TRANSPLANTE AUTÓLOGO

FORM.AFET 05 – TERMO DE CONSENTIMENTO COLETA DE CÉLULAS PRECURSORAS HEMATOPOIÉTICAS DO SANGUE PERIFÉRICO _CPHSP_ LINFÓCITOS – TRANSPLANTE ALOGÊNICO

FORM.AFET 06 – SOLICITAÇÃO DE AFÉRESE TERAPÊUTICA