Carnaval solidário no Hemoce
4 de fevereiro de 2016 - 17:36
A folia do carnaval chegou ao Centro de Hematologia e Hemoterapia, da rede pública do Governo do Estado. Nesta sexta-feira (5) o Hemoce preparou atividades diferenciadas para os doadores. Durante toda a manhã, a bateria da Fundação Ana Lima promete animar os foliões da solidariedade em clima de carnaval.
A bateria se apresenta a partir das 8:30 em frente à sede do Hemoce na Av. José Bastos 3390. O grupo, que é formado por crianças e adolescentes, vai alegrar a manhã dos doadores com um repertório que inclui samba, axé e outros ritmos carnavalescos.
Ainda como parte do carnaval solidário, nesta semana que antecede as festas mominas, está sendo oferecido um lanche especial. Em parceria com a empresa de sanduíches Bebelu, até a sexta-feira, 5, será oferecido sorvetes para quem vier ao Hemocentro Coordenador, na Av. José Bastos 3390, das 8 às 16h.
As ações fazem parte da campanha de carnaval do Hemoce que tem como objetivo reforçar as doações de sangue neste período que antecede as festas mominas. “Toda a população está convidada para fazer parte do bloco da solidariedade e ajudar a salvar vidas”, disse Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.
Antes e durante o carnaval os doadores podem realizar a boa ação. No sábado, 6, a sede do Hemoce em Fortaleza funciona em horário normal, das 8 às 16h. Nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro os voluntários podem realizar as doações no evento Renascer que acontece no Ginásio Paulo Sarasate. A unidade móvel do Hemoce vai estar no local das 9 às 18h. O posto de coleta no IJF não fecha nenhum dia, funciona de sábado a terça-feira das 13 às 17h30min e na quarta-feira das 13 até às 18h30min. Na quarta-feira de cinzas, 10, a sede do Hemoce em Fortaleza e os hemocentros regionais retomam as atividades a partir das 13h.
A expectativa do Hemoce é coletar 9.000 mil bolsas de sangue em todo o Estado até o fim do carnaval. Desde que a campanha foi lançada, no último dia 12 de janeiro, já foram recebidas cerca de 7.000 mil doações. O sangue doado no Hemoce abastece 388 serviços de saúde no Ceará entre hospitais, UPAs, Policlínicas e clínicas de hemodiálise.
Todo o processo da doação de sangue leva em média de 40 a 60 minutos. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, e cada bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas. Para ser um doador de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos e possuir mais de 50 kg. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site www.hemoce.ce.gov.br.
Bateria da Fundação Ana Lima
O grupo, que existe há 8 anos, faz parte do Projeto Ilhas, um programa de Inclusão Social e Construção da Cidadania da Fundação Ana Lima em parceria com o sistema Hap Vida Saúde. A bateria é formada por aproximadamente 12 crianças e adolescentes entre 10 a 15 anos da comunidade do Pirambú.
Serviço:
Carnaval Solidário no Hemoce
Data: 5 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: das 8:30 às 11:30
Local: Hemoce – Av. José Bastos 3390 – Rodolfo Teófilo
Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
Contato: (85) 3101-2308/
E-mail: natassya.chagas@hemoce.ce.gov.br / imprensahemoce@gmail.com