Humor e solidariedade marcam campanha do Hemoce

25 de janeiro de 2016 - 21:05

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Estado do Ceará, realizou nesta segunda-feira (25) um dia de muita solidariedade e diversão na sede do Vapt Vupt em Fortaleza no bairro de Messejana.  A unidade móvel do Hemoce esteve estacionada na frente da unidade recebendo os doadores de sangue e realizando cadastro de doadores de medula óssea. A ação faz parte da campanha de carnaval do Hemoce que tem como objetivo coletar 9.000 mil bolsas de sangue em todo o estado até o dia 9 de fevereiro.

Quem passou pelo Vapt Vupt, além de ajudar ao próximo doando sangue, teve um motivo a mais para sorrir.  Com bom humor e descontração, os humoristas cearenses, Luana do Crato e Madame Mastrogilda, divertiram o público e destacaram a importância da doação de sangue como um hábito no dia-a-dia. “Hoje nós estamos aqui para doar sorrisos e por um motivo mais do que especial que é relembrar a população o quanto a doação de sangue é importante. Todos os dias têm pessoas que precisam receber transfusão de sangue e nós podemos fazer a nossa parte para ajudar a salvar vidas”, afirma a humorista Luana do Crato.

A doadora Francileuda Inácio, de 47 anos de idade, foi uma das voluntárias que foi à sede do Vapt Vupt para retirar uma segunda via de documento.  Ao saber que o Hemoce estava com um ponto de coleta no órgão, a dona de casa aproveitou a oportunidade para ser solidária. “Eu já perdi as contas de quantas vezes já doei sangue, acredito que a gente sempre tem que pensar em ajudar ao próximo ainda mais quando o Hemoce vem até a gente né? Achei uma ótima ideia realizar a doação pertinho da minha casa”, disse. alt

Durante todo o dia mais de 70 candidatos comparecerem ao Vapt Vupt para realizar a doação de sangue. A parceria do Hemoce com o órgão já acontece pela terceira vez. “É com grande satisfação que nós vamos manter e fortalecer essa parceria que ajuda a tantas pessoas. Cada um de nós pode ajudar, seja doando ou compartilhando as notícias e publicações do Hemoce, convidando os amigos, vizinhos e divulgando essa causa do bem”, disse a coordenadora do Vapt Vupt Irene Dantas.

De acordo com a coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima é de extrema importância que os voluntários antecipem as doações de sangue neste período que antecede as festas mominas.  “Durante o carnaval aumenta a necessidade de mais bolsas de sangue, por isso nós pedimos aos doadores que procurem uma das unidades do Hemoce e colaborem com esse gesto de amor que ajuda a salvar vidas”, destaca.

Para ser um doador de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos e possuir mais de 50 kg. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site www.hemoce.ce.gov.br

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
Contato: (85) 3101-2308
E-mail:  natassya.chagas@hemoce.ce.gov.br / imprensahemoce@gmail.com