Alegria e diversão marcam a festa do Dia das Crianças no Hemoce

19 de outubro de 2015 - 14:18

O fim de semana foi de muitas brincadeiras e alegria para as crianças atendidas pelo ambulatório de Coagulopatias e Hemoglobinopatias do Hemoce. Durante toda a manhã do sábado (17) cerca de 70 pessoas participaram da festa em comemoração ao Dia das Crianças. Os pacientes do ambulatório, filhos de doadores e funcionários foram animados com diversas brincadeiras lúdicas.

O evento realizado pelo Hemoce em parceria com a comunidade Canaã e a CIA Cearense de Molecagem contou com a presença de diversos personagens infantis, teatro, pintura de rosto, contação de história e muitas guloseimas.  A apresentação do musical: A festa da Galinha Pintadinha arrancou sorrisos dos pequenos que se divertiram e brincaram com os personagens do desenho animado. “A gente procura tornar o ambiente hospitalar mais ameno e acolhedor e com essas atividades os pacientes tem a oportunidade de interagir uns com os outros. Tentamos fazer com que a criança se sinta em casa”, explica a diretora de Hematologia do Hemoce, Andrea Alcântara.

Durante o evento foi entregue as crianças os brinquedos doados pela Campanha Brincar de Fazer o Bem. Foram arrecadados 320 brinquedos. A doação vai beneficiar também as brinquedotecas do ambulatório do Hemoce e do Hospital Infantil Albert Sabin. 

A festa do Dia das Crianças no Hemoce acontece todos os anos e tem como objetivo proporcionar um dia de alegria para os pacientes do ambulatório.  O Hemocentro Coordenador atende cerca de 350 pessoas com Hemofilia, desses, mais de 50 pacientes são crianças entre 0 a 12 anos.

O que é Hemofilia?

Hemofilia é uma doença genética que ocasiona sangramentos. As pessoas com hemofilia não sangram mais rápido que o normal, mas sim por mais tempo. O sangue da pessoa com hemofilia não contém os fatores VIII ou IX da coagulação em quantidade suficiente para interromper o sangramento. Esses fatores são proteínas do sangue que, junto com outros elementos controlam os sangramentos.

O tipo mais comum de hemofilia é a Hemofilia A. Isso significa que a pessoa não tem o Fator VIII(8) da coagulação em quantidade suficiente. O tipo menos comum é chamado de Hemofilia B, que significa que o indivíduo não tem o Fator IX(9) em quantidade suficiente. O resultado é o mesmo para hemofilia A e B, ou seja, sangramento por mais tempo que o normal.

Confira a galeria de imagens: clique aqui

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
email: asscom@hemoce.ce.gov.br / imprensahemoce@gmail.com
3101.2308