Caravana da Solidariedade atrai voluntários

7 de outubro de 2015 - 13:22

Já pensou em doar sangue junto com seus amigos ou familiares? Com a Caravana da Solidariedade você pode reunir um grupo de no mínimo dez pessoas que um carro do Hemoce vai até onde os doadores estiveram para trazê-los à sede do Hemocentro e realizar a doação de sangue. Só no primeiro fim de semana do mês de outubro cinco grupos participaram da ação. A Paróquia Santíssima Trindade, Acciona Infraestrutura, Igreja Nossa Senhora Aparecida, Igreja Adventista e Academia DHL Fitness agendaram a doação e ajudaram a salvar vidas. 

Foi através da Caravana da Solidariedade que a administradora de empresa Hilana Brasil (35) doou sangue pela primeira vez.  Ela reuniu um grupo de aproximadamente 20 amigos e exerceu a solidariedade. “A facilidade de ter um carro na porta para nos levar e trazer de volta, faz da doação um compromisso inadiável”, relata. A administradora afirma ainda que juntar vários amigos é uma forma de encorajar aqueles que estão doando pela primeira vez. “Eu tinha muito medo, mas quando vi meus colegas se unindo por essa causa tão nobre, ganhei coragem e me senti com o dever cumprido, a partir de agora pretendo ser uma doadora fiel”, afirma.

Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce, disse que a ação é importante para aproximar os voluntários que querem doar, mas não tem tempo ou não tem como chegar até à unidade. “Nós temos uma demanda por sangue crescente por isso é preciso se aproximar do doador seja trazendo ao Hemoce ou indo onde eles estiveram”, disse.  Além da Caravana da Solidariedade, existem as coletas externas de sangue, onde é montada uma estrutura em escolas, empresas, eventos, praças e instituições para receber as doações de sangue e cadastro de medula óssea.  A coleta é feita em ambiente limpo e todo o material utilizado é descartável, evitando qualquer possibilidade de contaminação. Todo o procedimento da doação é feito por uma equipe especializada com médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e assistente social. Antes de doar, os voluntários passam por uma avaliação clínica, onde é verificado o peso e realizado teste para anemia.  Na doação, são retirados aproximadamente 450 ml de sangue, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após o gesto de solidariedade o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo.

A Caravana da Solidariedade atende grupos de no mínimo 10 pessoas interessadas em doar sangue. Basta ligar para o Hemoce, agendando a doação. Um carro vai até onde os doadores estiverem para trazê-los à nossa sede e realizar a doação. Após esse ato de solidariedade, o carro transporta os doadores de volta ao local de saída. Para agendar a Caravana da Solidariedade é só enviar um email para a Captação de Doadores  (captacao@hemoce.ce.gov.br) ou ligar para (85) 3101.2300.

Para doar sangue basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento oficial com foto. Quem é menor de idade, precisar apresentar o Termo de Consentimento para menores de 18 anos, que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. O Termo está disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br) para download. 

 

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
Contato: (85) 31012308
email: imprensahemoce@gmail.com / asscom@hemoce.ce.gov.br