Laboratório de Imuno-hematologia do Hemoce é referência no Nordeste
26 de junho de 2015 - 13:00
O laboratório de Imuno-hematologia do Hemoce, que é responsável pelos testes de classificação sangüínea e as provas de compatibilidade entre doador e receptor de sangue, é referência na região Nordeste e recebe amostras de outros estados para análise. Mensalmente, o laboratório do doador reliza cerca de 10 mil testes.
Dentre os diferencias do serviço, podemos destacar o Banco de Hemácias e Soros Raros que, de acordo com a coordenadora do laboratório, Denise Brunetta, são um conjunto de amostras congeladas utilizadas para facilitar o estudo de casos mais complexos. “Nós também enviamos essas hemácias e soros raros para outros hemocentros, assim contribuindo com a construção de bancos semelhantes ao nosso em todo o país, facilitando o diagnóstico e o tratamento de diversas doenças que, muitas vezes, são dificieis de detectar”, declarou a médica.
Um dos casos de diagnóstico de sucesso identificado a partir dos testes realizados no laboratório do Hemoce, foi publicado pelo o Jornal Britânico de Hematologia (British Journal of Haematology – BJH) na última quarta-feira (24 de junho).
Assinado pelos hematologistas Denise Brunetta, Fernando Barroso, Luciana Carlos, Jacques Kaufman e Lilian Albuquerque, integrantes da equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce e do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), o artigo científico, sob o título “Abnormal ABO Typing”, relata o caso de uma jovem cearense de 22 anos, que estava sendo tratada no interior do estado. Ao ser transferida para Fortaleza, depois dos exames realizados no Hemoce, foi descoberta a presença de dois tipos de hemácias: O e A, sem nunca ter realizando transfusão sangüínea, sinal de uma possível leucemia. A paciente foi encaminhada para o hospital universitário,a leucemia foi confirmada e o tratamento iniciado. Hoje, a jovem, após as sessões de quimioterapia, a doença está sob controle e seu tipo sanguíneo normalizado, sendo A.
O BJH é a revista líder na área de hematologia dedicada aos aspectos científicos da especialidade. Conta com um extenso público internacional composto por hematologistas, cientistas que trabalham em áreas afins, oncologistas, bioquimicos. Mais de 6.500 instituiçõs tem acesso as publicações do períodico, e cerca de de 1,4 milhões de downloads são realizados anualmente.
—
Assessoria de Imprensa do Hemoce
Luiza Dantas ( luiza.dantas@hemoce.gov.br)
asscom@hemoce.ce.gov.br- 3101.2308