Hemoce vacina doadores de sangue contra a hepatite B
8 de abril de 2015 - 16:05
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, oferece aos candidatos a doação a vacina contra a Hepatite B (VHB). É uma maneira de garantir proteção aos doadores contra a doença. Há dois anos o serviço de imunização foi implantado no Hemoce. Até esta quarta-feira, 8, foram vacinadas contra hepatite B 17.463 pessoas.
A iniciativa do hemocentro em implantar o serviço surgiu a partir do grande número de bolsas com teste sorológico positivo para Hepatite B (entre 2011 e 2012, quatro mil quatrocentas e quarenta e uma (4441) bolsas). Pensando na saúde e no bem-estar do doador, o Hemoce, com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado, passou a ser mais um ponto de combate ao vírus VHB.
Além de trazer mais segurança transfusional, pois o doador é imunizado contra o vírus, a imunização possibilita o aumento da cobertura vacinal no município de Fortaleza, visto que cerca de 5.000 pessoas passam pelo hemocentro todo mês, assim diminuindo o número de casos da doença hepática e, também a quantidade de transplantes hepáticos.
O processo de imunização é dividido em três doses, com intervalos de 30 dias entre a primeira dose e a segunda é de 180 dias entre a primeira e a terceira. O Hemoce ressalta a importância de finalizar o ciclo de vacinação para garantir que o corpo fique efetivamente protegido contra a doença.
O serviço de imunização funciona no hemocentro coordenador em Fortaleza, de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, aos sábados, de 8h às 16h, e tem a capacidade de atender 2000 pessoas por mês.
Hepatite B
A hepatite B é uma doença viral que pode ser transmitida através de relações sexuais desprotegidas, sem uso de preservativos, compartilhamento de seringas, acidentes com material perfurante e da mãe para o filho durante o parto. O vírus demora uma média de um a quatro meses para se manifestar e apresenta os seguintes sintomas:
• Dor abdominal
• Urina escura
• Febre
• Dor nas articulações
• Perda de apetite
• Náusea e vômitos
• Fraqueza e fadiga
• Amarelamento da pele (icterícia)
Luiza Dantas
Assessoria de Imprensa do Hemoce
luiza.dantas@hemoce.ce.gov.br
www.hemoce.ce.gov.br
(85) 3101.2308