Hemoce realiza Semana de Mobilização de Doação de Medula Óssea

15 de dezembro de 2014 - 18:19

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), realiza até o dia 21 de dezembro, a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. Durante os sete dias, atividades de esclarecimento e incentivo à doação de medula óssea e à captação de doadores são realizada assim, aumentando as chances de encontrar doadores compatíveis para tantos pacientes que esperam pelo transplante.

Até o mês de novembro, o Ceará realizou mais de 134 mil cadastros de possíveis doadores de medula óssea. É possível realizar o seu cadastro em todo o estado nas unidades do Hemoce que ficam em Fortaleza, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral, e durante as coletas itinerantes que são realizadas diariamente.

O cadastro para doador de medula óssea é único, por isso, é importante mantê-lo atualizado. Se o seu registro como candidato foi feito através do Hemoce, as alterações de dados podem ser enviadas para o e-mail  nucleo.medula@hemoce.ce.gov.br. Caso não tenha sido realizado na Hemorrede do estado, o cadastro deve ser alterado através do site do Instituto Brasileiro de Câncer (Inca) http://www.inca.gov.br/doador.

É importante ressaltar que quanto maior o número de pessoas cadastradas, maiores são as chances de encontrar um doador compatível. A compatibilidade entre o doador e o receptor é definida por um conjunto de genes, que devem ser iguais. Seu cadastro é importante, já que, as chances para se encontrar um doador na família, como irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de apenas 25%. Por isso seu cadastro é importante. Procure uma de nossas unidades e doe o que você tem de melhor: a vida!

Para se cadastrar:
– Ter entre 18 e 55 anos
– Não ter tido câncer
– Apresentar um documento de identidade e comprovante de endereço.

No momento do registro, o doador precisa assinar um termo de consentimento, sendo então coletada uma amostra de 10ml de sangue.

LEI PIETRO

A Lei 11.930/2009, criada pelo o deputado Beto Albuquerque, após o falecimento de seu filho Pietro Albuquerque, vítima de leucemia mielóide aguda, um pouco antes de completar 20 anos. O objetivo da lei é o esclarecimento e a mobilização do doador voluntário, cuja compatibilidade sangüínea permite ser doador de medula óssea, em vida, sem prejuízo a sua saúde.
 

Programação da Semana  de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea no Ceará

Dia 15 de dezembro
Fortaleza
Shopping Aldeota (Rua Barbosa de Freitas – Próximo a entrada do Pão de Açúcar): 15h às 20h

Sobral
Hospital Regional Norte (Rua Presidente Geisel, Junco): 14h às 18h

Dia 16 de dezembro
Maracanaú
IFCE (Av. Contorno Norte, 10 – Distrito Industrial): 9h às 16h

Icó
F.V.S:8h às 15h

Sobral
SAAE (Rua Dr. Monte, 517 – Centro):  7h às 12h e 14h às 18h

Dia 17 de dezembro
Fortaleza
Praça do Ferreira (Rua Floriano Peixoto, sn – Centro – Em frente a Caixa Econômica): 8h às 16h

Tianguá
IFCE (Rodovia CE 187, sn – Aeroporto): 8h às 12h

Dia 18 de dezembro
Fortaleza
Praça do Ferreira (Rua Floriano Peixoto, sn – Centro – Em frente a Caixa Econômica): 8h às 16h

Caucaia
Escola Romeu de Castro Menezes (Av. A, s/n – Nova Metropole): 9h às 16h

Aurora
Centro de Saúde (Rua Sebastião Alves, sn): 8h às 15h

Irauçuba
PSF Esperança (Rua Lucas Batista da Mota – Centro): 8h às 12h

Ibicuitinga
Centro Educacional Magia do Saber – CEMAS (Rua José Naldo Maia, 341 – Centro): 7h30min às 14h30min

Dia 19 de dezembro
Fortaleza
Cartório Pergentino Maia (Av. Padre Antônio Tomás, 920 – Aldeota): 9h às 15h

Croatá
Centro de Nutrição (Rua João Otaviano, sn): 8h às 12h

Dia 20 de dezembro
Fortaleza
Igreja dos Mormons – Estaca Bom Jardim (Rua Franciscano, 50 – Esquina com Av. Osório de Paiva): 8h às 15h

Durante todos esses dias a população poderá doar também nas Unidades do Hemoce distribuídas em todo o estado.

Luiza Dantas
Assessoria de Imprensa do Centro Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce)
luiza.dantas@hemoce.ce.gov.br
www.hemoce.ce.gov.br
(85) 3101.2308