Atletas da solidariedade
8 de dezembro de 2013 - 00:00
A solidariedade é o que move o trabalho do Hemoce. Pessoas que reservam um pouco do seu tempo para praticar a boa ação ao próximo. Neste sábado (7), cerca de 20 atletas da Escola Dárcio Lira de Jiu-Jitsu Tradicional, foram até o hemocentro presentear as pessoas que precisam da doação de sangue. De acordo com o professor Dâmokles Lira, a escola tem como objetivo, além de ensinar a arte marcial, o compromisso social, “A gente procura praticar a arte marcial, mas também buscamos mostrar aos nossos alunos a importância de ajudar”.
A escola realiza a ação desde 2008 e vai ao Hemoce três vezes ao ano. A doação de sangue é só mais uma das ações de responsabilidade social que eles promovem. O professor Ednardo Sobrinho, tornou-se doador depois que começou a fazer parte da escola, “Além de incentivar nossos alunos, sempre que nos organizamos para vim até o Hemoce, procuramos trazer pessoas de fora também, amigos, familiares. O foco da nossa escola é mostrar aos alunos que é importante servir ao próximo sem esperar nada em troca”.
Um dos alunos da escola, Roberto Farias, é doador de sangue e é cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome): “Quando passei a fazer parte da equipe, aderi os valores que eles ensinam e voltei a doar sangue. Por causa dos valores que os nossos mestres passam, nós apredemos a fazer o bem, sem se importar à quem. O Jiu-Jitsu é apenas 50% do que apredemos ao longo dos nossos treinos. Meus filhos também já são alunos da Dárcio Lira”, disse Farias.
Através de ações como essas que o Hemoce realiza o seu trabalho, atendendo a todo o estado do Ceará. Uma hora de sua vida pode ajudar à muitas pessoas.
Para ser doador de sangue é simples, basta estar bem de saúde, bem alimentado, ter mais de 50kgs, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial COM FOTO.
PARA OS MENORES DE 18 ANOS: é preciso apresentar o TERMO DE CONSENTIMENTO PARA MENORES DE 18 ANOS.
ATENÇÃO: Homens podem doar de dois em dois meses; mulheres podem doar de três em três meses.
Para se cadastrar como possível doador de medula óssea:
– Ter entre 18 e 55 anos;
– Estar bem de saúde;
– Não ter tido câncer;
– Não ter comportamento de risco para DSTs;
– Apresentar documento de identidade e comprovante de endereço
O cadastro será concluído com a assinatura de um Termo de Consentimento e a coleta de uma amostra de sangue (10ml)
IMPORTANTE: Durante o cadastro deverá ser fornecido dois nomes e telefones de contatos, para que seja possível localizá-lo, caso haja compatibilidade com algum paciente.
Lembre-se: O cadastro é único, você precisa mantê-lo atualizado. Acesse o site www.inca.gov.br/doador para atualizar seus dados (endereço, telefones de contato e endereço eletrônico).
— Assessoria de Imprensa do Hemoce
Luiza Dantas ( luiza.dantas@hemoce.gov.br) asscom@hemoce.ce.gov.br – 3101.2308