Assembleia Legislativa comemora os 30 anos do Hemoce

7 de novembro de 2013 - 00:00

Em sessão solene realizada nesta quarta-feira (06/11), na Assembleia Legislativa do Ceará, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce, unidade da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, foi homenageado em alusão aos seus 30 anos de funcionamento.

A cerimônia foi aberta com o discurso do primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Tin Gomes (PHS), que propôs essa homenagem por conta de todo o trabalho prestado pelo Hemoce à sociedade. “O Hemoce é responsável pelo atendimento de todo o estado, cerca de 8 milhões de pessoas distribuidas pelos 184 municípios, através de 307 hospitais e 10 clínicas de hemodiálise. É por esse trabalho que hoje essa sessão solene foi realizada”. disse o deputado.

Para compor a mesa, ao lado do deputado Tin Gomes, foram convidados os homenageados, Dra. Luciana Carlos, médica hemoterapeuta e diretora geral do Hemoce, Dr. José Murilo de Carvalho Martins, médico hematologista, professor emérito da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ex- diretor do Hemoce (1986 – 1985), Dr. Ormando Rodrigues Campos, médico e ex-diretor diretor do Hemoce (1995 – 2003), Dr. José Calls Gaspar Júnior, farmacêutico – bioquímico e primeiro doador de sangue registrado do Hemoce e Dra. Vânia Barreto Aguiar Ferreira Gomes, farmacêutca, professora da UFC e atual diretora de Ensino e Pesquisa do Hemoce.

Discursos emocionados contando a história e a luta de todos os funcionários da instituição para fornencer um atendimento de qualidade para os doadores e pacientes marcaram a cerimônia. “Eu me lembro, no dia 23 de novembro de 1983, quando o Dr. Ormando me ligou e disse que eu podia levar doadores, pois o Hemoce estava funcionando. Eu fui lá, estendi meu braço, fui o primeiro doador. Hoje eu deixo um recado para todas as pessoas, doar não dói, doar faz bem, doar é vida”, disse Dr. Cals. “Eu me sinto orgulhoso de ter participado da construção que é um exemplo para todo o país. O Hemoce, com certeza, merece essa homanegem”, emocionado, falou Dr. Ormando Rodrigues.

Ao final da homenagem, com a palavra, Dra. Luciana Carlos falou sobre o desafio diário do Hemoce, que não se preocupa apenas com a doação de sangue, mas com a doação de medula, com tratamento de hemofilicos, e outras doenças. “O Hemoce é uma referência nacional e isso é resultado da vontade das pessoas que precederam a nossa históra. Hoje somos pioneiros em vários aspectos em relação ao tramento hematologico e hemoterápico. Isso tudo é resultado da luta em proporcionar um atendimento de qualidade à todas as pessoas”, disse a diretora geral.

— Luiza Dantas ( luiza.dantas@hemoce.gov.br)
Assessoria de Imprensa do Hemoce
asscom@hemoce.ce.gov.br – 88921883/3101.2308