Hemoce é certificado no Programa de Avaliação Externa da Qualidade para Testes Ácido Nucleico

29 de julho de 2013 - 18:23

 

O Hemoce participou do Programa de Avaliação Externa de Qualidade em Serviços de Hemoterapia (AEQ), gerenciado pela Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Departamento de Atenção Especial da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, obtendo resultado satisfatório. A avaliação objetiva contribuir com a garantia de qualidade dos testes sorológicos, imuno-hematológicos, teste do ácido nucleico (NAT) e controle de qualidade de hemocomponentes nos serviços de hemoterapia para o aumento da segurança transfusional, atendendo a Portaria GM nº 1353/2011, do Ministério da Saúde que está sendo consolidada em todo o País. 

 

Em junho de 2012, o Hemoce iniciou o uso da tecnologia, o Teste de Ácido Nucleico (NAT). Com o teste NAT, na janela imunológica – intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus e a produção de anticorpos no sangue – há uma redução de 10 a 12 dias, no risco de transmissão do HIV (vírus da imunodeficiência humana) e do HCV (vírus da hepatite C), por transfusões de hemocomponentes, aumentando a segurança transfusional do sangue distribuído no Estado. Com a implantação do NAT, o banco de sangue do Estado funciona ainda como uma central sorológica, que atende não somente a população cearense como os hemocentros do Maranhão e Piauí.

 

O Hemoce preza pela confiança da população. Por isso, investe em novas tecnologias e se especializa, possibilitando maior excelência e segurança do sangue distribuído em toda rede pública hospitalar do Ceará. A hemorrede estadual – composta por unidades no Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral – é responsável por todos os serviços públicos de hemoterapia do Estado. Desde outubro do ano passado, o Hemoce atende 100% (cem por cento) da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento ao usuário do SUS. 
 
Atualmente, o Hemoce assiste 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 Agências Transfusionais. O Hemocentro Coordenador, em Fortaleza é responsável pelo atendimento em hospitais de maior complexidade e com maior necessidade de transfusões do estado, como o Hospital Geral de Fortaleza e o Instituto Dr. José Frota.

 

 
Entenda o Teste NAT
 
O NAT HIV/HCV Bio-Manguinhos é uma tecnologia desenvolvida para a detecção de ácidos nucleicos virais no período da janela imunológica ou fase inicial da infecção que precede a produção sistêmica de anticorpos. A Tecnologia de Amplificação de Ácidos Nucléicos (NAT) permite diminuir o risco residual transfusional para estes patógenos, reduzindo a janela de detecção destes vírus em doadores de sangue se comparado com os testes sorológicos (ELISA anticorpo ou antígeno ou testes ELISA combinados). Diferente dos testes sorológicos, o ensaio NAT não detecta a presença de anticorpos e sim o material genético do vírus, reduzindo a janela imunológica no caso do HIV DE 20-22 dias para 10 dias e HCV de 70 dias para 11 dias.

 

— –

Assessoria de Imprensa do Hemoce

Suzana de Araújo Mont’Alverne (suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br / 3101.2308 / 8768.0618 / 9663.2344)

Twitter: @Hemoce

Facebook: Hemoce (Oficial)