Comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme

29 de maio de 2013 - 18:33

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) através do Ambulatório de Hemoglobinopatias terá uma programação especial no dia 20 de junho, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme, no auditório da instituição a partir das 7 horas. A programação é direcionada aos profissionais e pacientes do Hemoce.

 

A data é comemorada mundialmente em 19 de junho e foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de alertar sobre a deficiência por ser uma das doenças hereditárias mais comuns no País. A doença falciforme é um nome utilizado para doenças causadas pela presença de uma hemoglobina (é uma proteína responsável pelo transporte de oxigênio aos tecidos. Está presente nos glóbulos vermelhos do sangue) anômala, a Hemoglobina S nos glóbulos vermelhos. A deficiência é hereditária. 

 

As hemácias das pessoas com a deficiência sofrem alterações que modificam sua forma (adquirem a forma de foice ou meia lua) e as tornam mais rígidas, dificultando sua passagem pelos vasos sangíneos, dificultando assim a circulação sanguínea e a oferta de oxigênio aos tecidos. Os principais sintomas da doença são: anemia, com icterícia (olhos amarelos); dóres ósseas e articulares; atraso no crescimento e desenvolvimento infantis; síndrome “mão pé”, com inchaço e dor em punhos, tornozelos e dedos e risco aumentado de infecção, dentre outros. 

 

A deficiência é diagnósticada através do Teste do Pezinho, que deve ser realizado na primeira semana de vida e através da Eletroforese de Hemoglobina, a ser realizada nas crianças a partir dos 4 meses e nos adultos que não realizaram o Teste do Pezinho. No Ceará, o Teste do Pezinho está disponível nas Unidades de Saúde. 

 

Programação

 

Horário Atividade
7h Recepção
8h 

– 100 anos de Diagnóstico da Doença Falciforme, ministrada por Luciana Carlos, Diretora Geral do Hemoce.

– Atendimento no Hemoce (Ambulatório de Hemoglobinopatias), ministrada por Franklin José Cândido, Diretor de Hemoterapia.

– Dados estatísticos, ministrada por Adlene Faustino, Enfermeira.

9h Apresentação da Acefal , com André Luís e Ronaldo Palhano
9h30min Atração artística: apresentação do Teatro UFC
9h50min Depoimento de vida e testemunho, com Lisboa Rodrigues
10h10min Atrações artísticas
11h20min Encerramento

 

– – –

Assessoria de Imprensa do Hemoce

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Twitter: @Hemoce

Facebook: Hemoce (Oficial)