Nos próximos domingos o Hemoce abrirá para atendimento ao doador

27 de maio de 2013 - 14:38

 

Nos próximos domingos, 2 e 9 de junho, o Hemocentro Coordenador, em Fortaleza, abrirá para atendimento ao doador, de 8h às 13h. O estado do Ceará será sede de jogos da Copa das Confederações – com dois jogos na primeira etapa e um jogo na segunda etapa – entre os dias 15 e 30 de junho. Segundo a Secretaria Especial da Copa (Secopa) durante este período, são esperadas mais de 300 mil pessoas no Ceará. Diante do quadro, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) preocupa-se com o possível aumento da demanda transfusional nos hospitais e nos demais serviços da Rede de Atenção à Urgência em Fortaleza.

 

Para facilitar o acesso do doador, a sede do Hemoce abrirá suas portas todos os dias até 15 de junho. A ação tem como principal objetivo regularizar o estoque de sangue, já que desde o início do mês de maio encontra-se abaixo do ideal, e dar oportunidade às pessoas que, na correria da semana, não tem tempo de realizar sua doação de sangue.  Para animar os domingos, o Hemoce conta com presença do Palhaço Sukatinha e amigos, que de forma voluntária, vem alegrar as manhã dos doadores.

 

Para realizar um atendimento de qualidade a sua demanda atual, o Hemoce precisa diariamente de 250 doações somente na capital. Porém, desde o início do mês de maio, este número não tem sido alcançado e as doações variam entre 90 e 100 por dia. A situação se agrava no período chuvoso, quando a frequência de doações diminui, pois muitos doadores adoecem com gripes, viroses e até mesmo a dengue, impossibilitando assim a doação. Outra dificuldade enfrentada é o deslocamento até o Hemoce. Mesmo com as coletas itinerantes, o estoque de sangue do hemocentro vem apresentando uma queda diária.

 

 
Atendimento do Hemoce

 

 
A Hemorrede Estadual – composta por unidades no Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral – é responsável por todos os serviços públicos de hemoterapia do estado. Desde outubro do ano passado, o Hemoce atende 100% (cem por cento) da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento ao usuário do SUS. 
 
Atualmente, o Hemoce assiste a 307 hospitais e 10 clínicas de hemodiálise, através de 64 Agências Transfusionais. O Hemocentro Coordenador, em Fortaleza é responsável pelo atendimento em hospitais de maior complexidade e com maior necessidade de transfusões do estado, como o Hospital Geral de Fortaleza e o Instituto Dr. José Frota
 
 
Para doar
 
Para doar sangue é muito simples, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento com foto. Os menores de idade, só podem doar com o consentimento do responsável legal. 
 
 

 

– – –

Assessoria de Imprensa do Hemoce

Suzana de Araújo Mont’Alverne (suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br / 3101.2308 / 8768.0618 / 9663.2344)

Twitter: @Hemoce

Facebook: Hemoce (Oficial)