Ceará Sporting Club realiza visita ao Hemoce

21 de maio de 2013 - 14:21

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) receberá na tarde desta quarta-feira, 22 de maio, a partir das 14h30min, os integrantes do Ceará Sporting Club com o objetivo de sensibilizar os torcedores para a doação de sangue. Na ocasião estarão presentes os  jogadores Fernando Henrique, Ricardinho, Diego Orlando, João Marcos e Diego Silva. Os atletas trarão a taça e ficarão a disposição dos torcedores para fotos e autógrafos. 

 

A campanha Torcedor Sangue Bom, lançada em abril pelo Ministério daSaúde, conta com a adesão de mais de 30 times. O Estado é representado pelo Ceará Sporting Club, o Ferroviário Atlético Clube, Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, Guarani Esporte Clube e Guarany Sporting Club. A iniciativa visa incentivar a doação de sangue entre os torcedores brasileiros e aumentar o estoque do Hemoce, que já se prepara para a Copa das Confederações.

 

O estado do Ceará será sede de jogos da Copa das Confederações – com dois jogos na primeira etapa e um jogo na segunda etapa – entre os dias 15 e 30 de junho. Segundo a Secretaria Especial da Copa (Secopa) durante este período, são esperadas mais de 300 mil pessoas no Ceará. Diante do quadro, Hemoce preocupa-se com o possível aumento da demanda transfusional nos hospitais e nos demais serviços da Rede de Atenção à Urgência em Fortaleza, já que desde o início do mês o estoque não se mantém regular.

 

Para realizar um atendimento de qualidade a sua demanda atual, o Hemoce precisa diariamente de 250 doações somente em na capital. Porém, desde o início do mês de maio, este número não tem sido alcançado e as doações variam entre 90 e 100 por dia. Por isso, o Hemocentro conta com o apoio dos torcedores!

 

 

Ações do Hemoce
 
Para facilitar o acesso do doador, a Sede do Hemoce funcionará nos domingos que antecedem o evento, no caso, 26 de maio, 2 e 9 de junho. O atendimento acontecerá de 8h às 13h. Nos finais de semana com atendimento na Sede, o Posto de Coleta do IJF não terá atendimento. 
 
 
Quem pode doar sangue:
 
– Homens e mulheres de 16 a 67 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar desde que tenham autorização dos pais ou do responsável legal.
– O doador deve pesar mais de 50 quilos e precisa apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, como carteira de identidade ou habilitação de motorista.
 
Recomendações:
 
– Não doar em jejum
– Dormir por, pelo menos, 6 horas antes da doação
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
– Evitar fumo e comidas gordurosas

 

No ato da doação de sangue é possível ainda se cadastrar como doador de medula óssea, bastando apenas estar saudável, ter entre 18 e 55 anos, não ter tido câncer, não apresentar comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), apresentar um documento de identidade e comprovante de residência. O cadastro será concluído com a assinatura de um termo consentimento e a coleta de uma amostra de 10ml de sangue.

 

Onde doar

 

 – Hemocentro Coordenador – Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, e aos sábados, de 8h às 16h.

 

 – Posto de Coleta no Instituto Doutor José Frota (IJF): Av. Barão do Rio branco, 1816, Centro. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, e aos sábados, domingos e feriados, de 13h às 17h30min.

 

 – Unidade Móvel do Hemoce: realiza coletas externas de segunda a sábado. Para conhecer a programação da semana, acesse o site www.hemoce.ce.gov. 
 
 

 

– – –

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Suzana de Araújo Mont’Alverne (suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br / 3101.2308 / 8768.0618 / 9663.2344)
Twitter: @Hemoce
Facebook: Hemoce (Oficial)