Torcedor Sangue Bom: Guarany de Sobral abraça a campanha

9 de maio de 2013 - 14:05

O time da solidariedade só aumenta! O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) comemora a adesão de mais um time a campanha Torcedor Sangue Bom , do Ministério da Saúde. O Guarany Sporting Club  é o mais novo integrante da corrente pela solidariedade. E para firmar a participação, na próxima quinta-feira, 16 de maio, a equipe do Hemocentro Regional de Sobral receberá a diretoria do clube, a equipe técnica e os jogadores Marcelo Silva e Jony. A coletiva de imprensa iniciará às 10 horas da manhã.

A parceria com o time não seria possível sem o apoio da Secretaria de Esporte de Sobral, representada pela ex-jogadora de vôlei de praia e atual Secretária de Esporte, Shelda Bedê, que também estará presente e realizará sua doação de sangue como forma de motivar a população.

Campanha

A iniciativa visa incentivar a doação de sangue entre os torcedores brasileiros e aumentar os estoques dos hemocentros, antecipando a possibilidade de queda no número de doações durante o período de férias. A campanha tem ainda como objetivo estimular as doações no mês de maio para atender os turistas durante a Copa das Confederações.

Com a campanha, o Ministério da Saúde objetiva ampliar o número de doadores voluntários de sangue no país para a manutenção dos estoques nos hemocentros. Atualmente, dois por cento (2%) da população brasileira tem o hábito de doar sangue e o número de coletas chega a 3,6 milhões de bolsas por ano no Brasil. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o governo federal trabalha para chegar ao índice de 3%.

Cerca de trinta times brasileiros aderiram a mobilização. O Estado é representado pelo Ceará Sporting Club, o Ferroviário Atlético Clube, Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, Guarani Esporte Clube e Guarany Sporting Club. O Hemoce agradece aos times pela iniciativa e conta o apoio dos torcedores na campanha pela vida!

Quem pode doar sangue:

– Homens e mulheres de 16 a 67 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar desde que tenham autorização dos pais ou do responsável legal.
– O doador deve pesar mais de 50 quilos e precisa apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, como carteira de identidade ou habilitação de motorista.

Recomendações:

– Não doar em jejum
– Dormir por, pelo menos, 6 horas antes da doação
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
– Evitar fumo e comidas gordurosas

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Suzana de Araújo Mont’Alverne (suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br / 3101.2308 / 8768.06.18 / 9663.2344)
Twitter: @Hemoce
Facebook: Hemoce (Oficial)