Hemoce conquista renovação da certificação ISO 9001

25 de abril de 2013 - 12:05

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará  (Hemoce),  conquistou nesta quarta-feira, 24 de abril, a renovação da certificação ISO 9001, versão 2008, para o ciclo do sangue do hemocentro coordenador em Fortaleza. Os avaliadores responsáveis reconheceram o nível de excelência dos processos de captação,  pré-triagam, triagem, coleta, processamento, sorologia, imunohematologia, armazenamento, transporte, ambulatório de transfusão e distribuição de sangue adotados pelo Hemoce. Durante o anúncio dos auditores, a Diretora Geral do Hemoce, Luciana Carlos, agradeceu e parabenizou a todos pela conquista. “Essa certificação é a prova de um trabalho feito em equipe e com muita dedicação. Estou muito orgulhosa de todos”, falou. 

 

O auditor Otacilio Olheiro ressaltou a importância do trabalho de equipe para a renovação da certificação. “Como auditor nunca posso falar sobre o que vi numa empresa, mas quero parabenizar a equipe do Hemoce. É um motivo de orgulho para os cearenses ter uma referência nessa área tão difícil e um equipe tão comprometida. Surpreendente o compromisso”, disse. 

 

A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização. A ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. As normas foram elaboradas por meio de um consenso internacional acerca das práticas que uma organização deve tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade total.

 
O hemocentro coordenador, com sede em Fortaleza, atende a 47 municípios; 57 hospitais públicos, entre eles o HGF e o IJF; 59 hospitais públicos com leitos SUS contratados; 7 hospitais privados no interior sem leito SUS contratados; 29 agências transfusionais e um posto de coleta.  Para que o Hemoce consiga manter um estoque regular de sangue são necessárias 250 doações diárias e 5.500 mensais. 

 

Os interessados em doar podem se dirigir a sede do hemocentro, situada à Av. José Bastos, 3390, no bairro Rodolfo Teófilo, que funciona de segunda a sexta-feira de 7h30min às 18h30min e aos sábados, de 8h às 16h ou ao Posto de Coleta do IJF, localizao na Rua Barão do Rio Branco, 1816, no Centro da cidade, com atendimento de segunda a sexta-feira de 7h30min às 18h30min e aos sábados, domingos e feriados, de 13h às 17h30min.

 

Além das unidades fixas, o Hemoce está diariamente em algum ponto da cidade. Os interessados em saber mais sobre as coletas externas podem acompanhar diariamente os locais de atendimento através do site da instituição (www.hemoce.ce.gov.br). 

 

Quem pode doar sangue:
 
– Homens e mulheres de 16 a 67 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar desde que tenham autorização dos pais ou do responsável legal.
– O doador deve pesar mais de 50 quilos e precisa apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, como carteira de identidade ou habilitação de motorista.
 
Recomendações:
 
– Não doar em jejum
– Dormir por, pelo menos, 6 horas antes da doação
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
– Evitar fumo e comidas gordurosas

 

– – –

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Suzana de Araújo Mont’Alverne (suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br / 3101.2308 / 8768.0618 / 9663.2344)
Twitter: @Hemoce
Facebook: Hemoce (Oficial)