Pós ASH / TANDEM / EBMT encerra com homenagens a Murilo Martins

19 de abril de 2013 - 03:00

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) em parceria com Universidade Federal do Ceará realizou entre os dias 17 e 19 de abril, o Pós ASH / TANDEM / EBMT. O congresso é uma atualização de três (3) congressos mundiais: o americano de hematologia (ASH), o americano de transplantes (Tandem) e o europeu de transplantes (EBMT).

O evento, coordenado pelo Hematologista do Hemoce e Hospital Walter Cantídio, Fernando Barroso, abriu espaço para discussões acerca dos temas mais atuais envolvendo doenças onco-hematológicas e transplante de medula óssea. Para o Fernando Barroso,  o evento foi de suma importância para o Estado. “As regiões Norte e Nordeste são carentes de eventos dessa natureza. Nos últimos anos, o Ceará tem avançado muito nessa área, e congressos como esse que realizamos aqui abriu espaço para novos conhecimentos e discussões para o avanço na qualificação e atualização na área”, afirmou.

O encerramento do congresso foi marcado por uma homenagem a Murilo Martins, primeiro hematologista do Estado, primeiro diretor do Hemoce e fundador do serviço de Hematologia no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Durante seu discursso, o homenageado agradeceu e parabenizou a toda equipe pelo avanço em todos os serviços lançados por ele. “Para mim é um honra estar aqui hoje, vendo um trabalho feito com muita dedicação. Agradeço a todos que acreditaram que seria possível fazer da Hematologia e da Hemoterapia uma realidade no Ceará”, disse.

O Pós ASH / TANDEM / EBMT aconteceu no auditório do Hemoce e foi direcionado aos profissionais ligados a área e acadêmicos. Durante o evento foram abordados temas como: leucemias agudas e crônicas, mielodisplasia, linfomas Hodkgin e Não Hodkgin, terapia celular, quelação de ferro, mielofibrose, indicações e tipos de transplantes e doença do enxerto.

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Twitter: @Hemoce