Hemoce e Ceará Sporting Club falam da campanha Torcedor Sangue Bom

18 de abril de 2013 - 12:30

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce),  junto ao Ceará Sporting Club aderiu a campanha Torcedor Sangue Bom, do Ministério da Saúde. A iniciativa visa incentivar a doação de sangue entre os torcedores brasileiros e aumentar os estoques dos hemocentros, antecipando a possibilidade de queda no número de doações durante o período de férias. A campanha tem ainda como objetivo estimular as doações no mês de maio para atender os turistas durante a Copa das Confederações. Cerca de trinta times brasileiros aderiram a mobilização.
 
Na coletiva de imprensa de lançamento da campanha, que acontecerá na próxima sexta-feira, 19 de abril, às 14 horas, no auditório do Hemoce – localizado à Rua Capitão Francisco Pedro, s/n – estarão presentes a diretoria do clube e os jogadores Fernando Henrique, Gabriel, João Marcos, Lulinha, Magno Alves e Rafael Vaz.  
 
Com a campanha, o Ministério da Saúde objetiva ampliar o número de doadores voluntários de sangue no país para a manutenção dos estoques nos hemocentros. Atualmente, dois por cento (2%) da população brasileira tem o hábito de doar sangue e o número de coletas chega a 3,6 milhões de bolsas por ano no Brasil. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o governo federal trabalha para chegar ao índice de 3%.

 

Quem pode doar sangue:
 
– Homens e mulheres de 16 a 67 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar desde que tenham autorização dos pais ou do responsável legal.
– O doador deve pesar mais de 50 quilos e precisa apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, como carteira de identidade ou habilitação de motorista.
 
Recomendações:
 
– Não doar em jejum
– Dormir por, pelo menos, 6 horas antes da doação
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
– Evitar fumo e comidas gordurosas

 

No ato da doação de sangue é possível ainda se cadastrar como doador de medula óssea, bastando apenas estar saudável, ter entre 18 e 55 anos, não ter tido câncer, não apresentar comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), apresentar um documento de identidade e comprovante de residência. O cadastro será concluído com a assinatura de um termo consentimento e a coleta de uma amostra de 10ml de sangue.

 

– – –

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Suzana de Araújo Mont’Alverne (suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br / 3101.2308 / 8768.06.18 / 9663.2344)
Twitter: @Hemoce
Facebook: Hemoce (Oficial)