Comemoração do Dia da Hemofilia foi um sucesso

17 de abril de 2013 - 16:12

Na manhã de hoje, 17 de abril, a equipe multidisciplinar do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), juntamente com a Associação dos Hemofílicos do Estado do Ceará (Ahece) e pacientes realizaram uma ação em comemoração ao Dia Mundial da Hemofilia, na Praça do Ferreira. Na ocasião foram distribuindos panfletos e informativos a população acerca da deficiência, além de cadastros para doadores de medula óssea.

O Hemoce iniciou o atendimento aos pacientes com a deficiência em novembro de 1983. Atualmente, a assistência aos portadores de coagulopatias hereditárias no Estado, é realizada pelo Hemocentro Coordenador, com sede em Fortaleza e nos Hemocentros Regionais de Quixadá, Iguatu, Sobral, Crato e no Hemonúcleo em Juazeiro do Norte. No Brasil, aproximadamente mais de dez mil pessoas apresentam a deficiência. O Ceará é representado 464 pessoas.

Em todas as unidades há uma equipe multidisciplinar composta por médicos, profissionais da área de enfermagem, serviço social, odontologia, psicologia e farmácia. Os laboratórios para diagnóstico preciso das doenças hemorrágicas e trombóticas são coordenados por profissionais especializados. O paciente é atendido no próprio hemocentro, por consulta ambulatorial previamente agendada ou durante intercorrências hemorrágicas. Em situações emergenciais, a hemorrede conta com o apoio da hospitalar estadual e municipal.

Os hemocentros do Ceará, assim como todos os hemocentros do país, seguem orientações sugeridas pelos protocolos elaborados pela Coordenação da Política de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.

As comemorações pelo Dia Mundial da Hemofilia se estendem a Hemorrede. Em breve será divulgado a programação dos Hemocentros Regionais.

Saiba mais:

A Hemofilia  é uma doença genética, que ocasiona sangramentos. As pessoas portadoras da doença não sangram mais rápido do que o normal e sim por mais tempo. O sangue de um hemofílico não contém os fatores VIII ou IX da coagulação em quantidade suficiente para interromper o sangramento. Esses fatores são proteínas do sangue que juntamente com outros elementos controlam os sangramentos.

A doença apresenta dois tipos, conhecidos como A e B. No tipo A, que é o mais comum, o portador não possui o fator VIII da coagulação em quantidade suficiente. Já no tipo B, o fator IX é que apresenta deficiência na quantidade. O resultado é o mesmo para hemofilia A e B, ou seja, sangramento por mais tempo que o normal.

A deficiência apresenta alguns sintomas, entre eles: sangramento nos músculos e articulações, especialmente nos joelhos, tornozelos e cotovelos; grandes hematomas; sangramentos espontâneos (sangramentos internos, sem razão aparente) e sangramento por um longo tempo após um ferimento, seja através de cirurgias ou acidentes.

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Suzana de Araújo Mont’Alverne (suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br / 3101.2308 / 8768.06.18 / 9663.2344)
Twitter: @Hemoce
Facebook: Hemoce (Oficial)