Hemoce realiza imunização de Hepatite B em doadores

9 de abril de 2013 - 18:16

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) inaugurou na manhã de hoje, 9 de abril, o serviço de imunização contra Hepatite B, para os doadores de sangue. O Hemoce é o primeiro hemocentro do país a oferecer o serviço, que tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal, reduzindo assim a circulação viral e incidência de casos da doença. Além disso, o Hemoce busca qualificar ainda mais ações que reflitam na qualidade do sangue distribuído no Estado.
 

No ano de 2012, o Ministério da Saúde da ampliou a faixa etária para vacinação até os 29 anos, e incluiu dentro de um grupo de maior vulnerabilidade os doadores de sangue. Diante do número de bolsas com sorologia alterada para Hepatite B nos anos de 2011 e 2012 – 2011, foram três mil e oitenta e sete (3.087) bolsas, e em 2012, mil trezentos e cinquenta e quatro (1.354) bolsas – o Hemoce viu a necessidade de implantar o serviço para aproximar a vacinação do doador de sangue. Dessa forma, o banco de sangue espera aumentar o número de pessoas vacinadas contra a doença e assim auxiliar na redução de casos de doenças hepáticas, bem como, o número de transplantes hepáticos.
 

O Coordenador do Programa de Promoção de Saúde do Estado,  Manoel Fonseca, alertou ainda, que a Hepatite B é uma doença muito perigosa, já que o indivíduo pode passar anos sem apresentar nenhum sintoma, agravando assim o seu estado de saúde. “Temos um alto índice de casos dessa doença, muitas vezes silenciosa, no país. E a forma mais eficaz de evitar a infecção é a aplicação das três doses da vacinação”, disse.
 

Para o Secretário da Saúde, Arruda Bastos, o serviço pioneiro, é de suma importância para a saúde do Estado. “Para nós, que fazemos parte do sistema SUS de saúde, é um orgulho fornecer esse tipo de serviço. Conseguiremos assim, diminuir a incidência da doença, assim como, aumentar ainda mais a segurança do doador e do paciente. Esperamos ainda, servir como modelo para todos os hemocentros do Brasil”, enfatizou.
 

Saiba mais
 

A Hepatite B, é uma doença infecciosa transmitida pelo vírus VHB. O vírus da doença está presente no sangue, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais da pessoa infectada. A transmissão pode ocorrer de várias formas: da mãe para o bebê, durante e após o parto; através de pequenos ferimentos na pele e nas mucosas; através do uso de drogas injetáveis e através de relações sexuais.
 

O período de incubação do vírus, dura em média de um a quatro meses. A pessoa infectada pode desenvolver os seguintes sintomas: náuseas, vômitos, fadiga, perda de apetite, dores abdominais, urina escura e fezes claras são alguns sintomas causados pelo vírus da Hepatite B.
 

Os doadores interessados em se vacinar contra a Hepatite B, devem se dirigir a sede do Hemoce – situada à Av. José Bastos, 3390 – de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min e aos sábados, de 8h às 16h. A vacinação acontecerá após a coleta de sangue para os doadores e para os candidatos à doação de sangue inaptos, após a Triagem Clínica. A imunização é injetável e dividida em três doses com intervalos de trinta (30) dias entre a primeira dose e a segunda e de cento e oitenta dias (180) entre a primeira e a terceira.

 

– – –

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Suzana de Araújo Mont’Alverne (suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br / 3101.2308 / 8768.0818 / 9663.2344)
Twitter: @Hemoce
Facebook: Hemoce (Oficial)