Dia Mundial da Saúde: prevenção à hipertensão domingo, 7, no Cocó

5 de abril de 2013 - 19:17

“Viver com saúde é uma grande vitória”. Com esse chamado de promoção saúde, o Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado realizam neste domingo, no Dia Mundial da Saúde, 7 de abril,  uma mega ação para prevenir a hipertensão, cuidar da  saúde e ter qualidade de vida. Será das 7 às 12 horas, no anfiteatro do Parque do Cocó, avenida Padre Antônio Tomaz, lugar ideal para promoção da saúde. Além de cercado de área verde, o anfiteatro do Cocó vai estar com dezenas de tendas e profissionais prontos para prestação de informações sobre a prevenção à hipertensão e medir a pressão arterial, dar orientações sobre a importância da água e da alimentação saudável e ainda alertar sobre o uso racional de medicamentos. Entre os serviços e atividades físicas e de lazer, haverá massoterapia, dança e apresentação de coral de idosas.

O evento ocorre no domingo em mais 11 Estados do país. No Ceará, tem a parceria da Secretaria de Saúde de Fortaleza, Sociedade Brasileira de Cardiologia no Ceará, e apoio da Caixa Econômica e do Banco do Brasil. Pelo valor da atividade física e do esporte na saúde e na qualidade de vida, atletas participarão do evento. Entre eles, a dupla Juliana e Elisa, do vôlei de praia, e Edênia Nogueira Garcia, ouro no Parapan-americano de Guadalajara em 2011, e Ítalo Hans, atleta do salto em altura, vencedor da medalha de ouro no campeonato brasileiro escolar 2010.

O sedentarismo, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia no Ceará, Eduardo Arrais, está entre os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Ele observa que com a redução do consumo de cigarro, o sedentarismo superou o tabagismo no risco de provocar infarto e AVC. No Ceará, o número de óbitos por AVC vem sendo reduzido, mas ainda se mantém como a principal causa de mortes. Em 2011, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) 3.817 pessoas morreram em 2011 vítimas da doença. Em 2012, com base em dados parciais, o total de óbitos caiu para 3.188.

No Parque do Cocó estarão presentes os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) nos três níveis de governo. Do Ministério da Saúde, representando o ministro da saúde, o secretário de gestão estratégica e participativa do Ministério, Odorico Monteiro. O secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, participará da programação desde a caminhada contra a hipertensão que sairá às 7h30min da Praça da Imprensa até o Cocó. A secretária de saúde de Fortaleza, Socorro Martins, também estará na ação do Dia Mundial da Saúde.    

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 3101.5221 / 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara
Facebook: www.facebook.com/saudeceara