Hemoce oferecerá vacinação contra Hepatite B aos doadores

3 de abril de 2013 - 14:30

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), implanta na próxima terça-feira, 9 de abril, o serviço de imunização contra Hepatite B, para os doadores de sangue. O Hemoce é o primeiro hemocentro do país a oferecer o serviço, que tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal, reduzindo assim a circulação viral e incidência de casos da doença. Além disso, o Hemoce busca qualificar ainda mais ações que reflitam na qualidade do sangue distribuído no Estado. A inauguração da sala acontecerá às 10h.

O atendimento aos doadores interessados em se vacinar contra a Hepatite B, acontecerá na sede do Hemocentro Coordenador – situado à Av. José Bastos, 3390 –  de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min e aos sábados, de 8h às 16h. A vacinação é injetável e dividida em três doses com intervalos de trinta (30) dias entre a primeira dose e a segunda e de cento e oitenta dias (180) entre a primeira e a terceira. 


Saiba mais

A Hepatite B, é uma doença infecciosa transmitida pelo vírus VHB. O vírus da doença está presente no sangue, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais da pessoa infectada. A transmissão pode ocorrer de várias formas: da mãe para o bebê, durante  e após o parto; através de pequenos ferimentos na pele e nas mucosas; através do uso de drogas injetáveis e através de relações sexuais. 

O período de incubação do vírus, dura em média de um a quatro meses. A pessoa infectada pode desenvolver as seguintes doenças: hepatite aguda, hepatite crônica (ou ambas) e hepatite fuminante, uma forma rara da doença que pode ser fatal.  Náusea, vômitos, fadiga, perda de apetite, dores abdominais, urina escura e fezes claras são alguns sintomas causados pelo vírus da Hepatite B. A forma mais eficaz de evitar a infecção pelo vírus da Hepatite B, é tomar as três doses da vacinação contra a doença. 

– – –

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Suzana de Araújo Mont’Alverne (suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br / 3101.2308 / 9663.2344)
Twitter: @Hemoce
Facebook: Hemoce (Oficial)