Semana Santa: não deixe sua doação para última hora

20 de março de 2013 - 17:52

Falta menos de uma semana para a Semana Santa, que este ano ocorrerá entre os dias 29 e 31 de março. Durante os feriados, em função dos acidentes nas estradas e da violência, há um aumento na demanda de sangue nos hospitais de todo o estado. Por isso, o Hemoce precisa garantir que os estoques de sangue de toda a Hemorrede – composta por unidades no Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral – estejam adequados para atender a qualquer eventualidade.

O Hemoce alerta a população para não deixar a doação para última hora, já que todo o sangue doado passa por uma análise antes de ser liberado aos hospitais. Por isso a necessidade de antecipar as doações para o período da Semana Santa.

Em Fortaleza, os interessados em doar durante a semana que antecede o feriado, podem exercer sua solidariedade na Sede do Hemoce (localizada à Av. José Bastos, 3390), nos dias 26 e 27 de março, de 7h30min às 18h30min e na véspera do recesso, dia 28, de 7h30min às 12h. Além da unidade fixa, o hemocentro também realiza atendimento na Praça do Ferreira, nos dias 26, 27 e 28 de março. Na terça e quarta-feira (26 e 27) o atendimento na Unidade Móvel acontece de 8h às 16h e na quinta-feira, dia 28, de 8h às 12h. Uma outra oportunidade é o Posto de Coleta instalado no Via Sul Shopping, próximo às salas de cinema, no 4º piso, que funcionará até o dia 27 de março, de 15 às 20h.

Durante o recesso os doadores poderão realizar sua doação no Posto de Coleta do IJF, situado à rua Barão do Rio Branco, 1816, no Centro da cidade, que estará funcionando de 13h às 17h30min.

 

Para doar sangue é muito simples, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento com foto. Os menores de idade, só podem doar com o consentimento do responsável legal. Para tanto, em toda a hemorrede está disponível um Termo de Consentimento que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. O Termo também está disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br) para download.

 

Lembramos que no dia 25 de março, segunda-feira, será feriado e o único local de coleta é o Posto de Coleta do IJF, das 13h às 17h30.


Assessoria de Comunicação do Hemoce
3101.2308