Gastrite é tema da série Educar para Doar

14 de março de 2013 - 03:00

 

Em sua quadragésima nona edição, a série Educar para Doar, nesta quinta-feira, dia 14 de março, tem como tema a gastrite. Todos os temas abordados respeitam a Portaria 1.353 publicada pelo Ministério da Saúde em junho de 2011. A escolha dos assuntos tratados na série é enviado por candidatos à doação através de telefone, e-mail e redes sociais.

Gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. A bactéria Helicobacter pylori foi encontrada no estômago de pacientes com gastrite ou úlcera, mas não se sabe se a bactéria é responsável por isso, ou se ela encontra, nos pacientes com essas doenças, ambiente ideal para seu desenvolvimento.

Os sintomas são diversos: azia ou queimação, dor na boca do estômago, perda do apetite, náuseas, vômitos, presença de sangue nas fezes e no vômito.

Para evitar o surgimento da gastrite, é indicado que a pessoa evite ingerir medicamentos que irritem a parede do estômago, como anti-inflamatórios e aspirinas e evitar o consumo de sais de frutas e antiácidos que favorecem a indigestão. Consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo também podem agravar a gastrite.

Doação de sangue

Os candidatos a doação de sangue que tem gastrite podem doar desde que não apresentem sintomas tais como sangramento e/ou náuseas/vômitos. Se estiver fazendo uso de medicamento para tratamento de H. pylori, a doação é indicada após a interrupção do tratamento por pelo menos 15 dias, mas a avaliação do profissional do Hemocentro também se faz necessária. Caso tenham realizado endoscopia, a inaptidão à doação é por 06 (seis) meses.

Na próxima quinta-feira, dia 21 de março, a série que chega ao fim, terá como tema a labirintite.

Obs.: Os temas abordados tem revisão técnica das enfermeiras do Hemocentro Coordenador Juliane Girão e Stella Maia.

– – –
Assessoria de Imprensa do Hemoce
Suzana de Araújo Mont’Alverne
Facebook: Hemoce (Oficial)
Twitter: @Hemoce