Voluntários movimentam TCM para doar sangue ao Hemoce

13 de março de 2013 - 19:13

Deputado Estadual Lula Morais; Arruda Bastos, secretário da Saúde do Estado; Francisco Aguiar, presidente do TCM; e Luciana Carlo, diretora do Hemoce

O Tribunal de Contas dos Municípios viveu uma ação de saúde coletiva nesta quarta-feira, 13. Dezenas de servidores decidiram doar sangue na unidade móvel do Hemoce, que ficou das 8 às 16 horas estacionada no Centro Administrativo do Cambeba. Com o objetivo de garantir estoques durante o feriado da Semana Santa, o Hemoce, da Secretaria da Saúde do Estado, está indo, através da unidade móvel, para diferentes locais, entre órgãos públicos, praças e shoppings. Nesta quinta-feira, 14, o destino é o shopping Aldeota, Avenida Dom Luiz, 500, onde fará coleta das 10 às 17 horas.

No TCM, antes de iniciar a coleta de sangue, houve a solenidade de adesão do TCM à campanha de doação. O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, o presidente do TCM, Francisco Aguiar, e a diretora do Hemoce, participaram da parceria de solidariedade. Arruda Bastos destacou que “o Hemoce não se cansa em mobilizar a população para a doação de sangue, está sempre atrás de voluntários, para manter estoques regulares e assim evitar que em momentos de maior demanda, como a Semana Santa, possam faltar”.

A nova campanha do Hemoce tem a parceria do Rotary Internacional e é apadrinhada pelo sanfoneiro Waldonys. No TCM, o trabalho de coleta contará com a participação de profissionais do Conselho Regional de Enfermagem (Coren). A presidente do Conselho, Celiane Muniz, e a conselheira Fátima de Souza, apresentarão ações educativas e de prevenção em saúde. Haverá ainda a participação dos Anjos da Enfermagem, que se encarregarão de manifestações lúdicas, com o apoio de acadêmicos de enfermagem e da Associação dos Servidores do TCM (Astcom). O TCM, sozinho, tem potencial de 500 doadores.

O feriado da Semana Santa registra aumento de atendimentos nas emergências dos hospitais. E no mês de março ocorre uma diminuição no número de doações de sangue em todo país. No Ceará, é quando começa o período das chuvas que provocam as viroses que impedem muitas doações. Além disso, os voluntários que fizeram doação para o carnaval devem observar o intervalo de 60 dias para fazer nova doação, no caso dos homens, e de 90 dias para as mulheres. Daí a necessidade de mobilizar cada vez mais a população para doação como forma de garantir os estoques durante a Semana Santa .

300 hospitais
 
São seis unidades do Hemoce no Estado, em Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral, que atendem 100% da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual. Atualmente, o Hemoce atende a 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 agências transfusionais.

É simples doar sangue. O voluntário deve estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento com foto. Os menores de idade podem doar com o consentimento do responsável legal. Para tanto, em toda a hemorrede está disponível um Termo de Consentimento que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. O Termo também está disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br) para download.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 3101.5221 / 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara
Facebook: www.facebook.com/saudeceara