Hernioplastia é tema do Educar para Doar

7 de março de 2013 - 15:59

 

No Educar para Doar de hoje, 7 de março, o tema abordado é hernioplastia. A série que está em sua 48ª edição, tem como objetivo esclarecer as dúvidas dos doadores. Todos os temas abordados respeitam a Portaria 1.353 publicada pelo Ministério da Saúde em junho de 2011. A escolha dos assuntos tratados na série é enviado por candidatos à doação através de telefone, e-mail e redes sociais.

A Hernioplastia é uma cirurgia para remoção de hérnias, que podem ser definidas como uma deslocamento parcial ou total de um ou mais órgãos por um orifício que se abriu devido ao enfraquecimento das camadas de tecido protetoras do órgão. A correção das hérnias, através da hernioplastia, pode ser feita com anestesia local ou sedação total, o tipo de anestesia é definido pelo médico. O surgimento do problema é mais comum na região do abdômen e da virilha.

Quando pequenas, as hérnias apresentam sinais externos, além do inchaço na área por ela afetada. Com a abertura do tecido muscular e o deslocamento do órgão, a dor pode ser contínua ou intermitente e a dor tende a piorar com esforços.

Doação de sangue

Os candidatos a doação de sangue que realizaram a hernioplastia, só podem doar sangue após três (3) meses da realização do procedimento. Na próxima quinta-feira, 14 de março, o tema abordado pela série será: gastrite. Tem dúvidas? Envie sua sugestão! O Hemoce responde por contas no twitter (@Hemoce) e no facebook através da fan page Hemoce (Oficial).

Obs.: Os temas abordados tem revisão técnica das enfermeiras do Hemocentro Coordenador Juliane Girão e Stella Maia.

– – –
Assessoria de Imprensa do Hemoce
Suzana de Araújo Mont’Alverne
Facebook: Hemoce (Oficial)
Twitter: @Hemoce