Hemoce intensifica coletas externas para o feriado da Semana Santa

28 de fevereiro de 2013 - 18:16

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) está em campanha para o feriado da Semana Santa. A ação – intitulada “Dar de si, antes de pensar em si. Doe sangue, doe vida”, – é uma iniciativa do  Rotary  Internacional e tem como padrinho o cantor Waldonys.

Entre as ações da campanha, está o aumento das coletas itinerantes em locais de grande movimentação na capital cearense. A Unidade Móvel do Hemocentro realizará atendimento na Praça do Ferreira entre os  1º e 9 de março, exceto no dia três de março (domingo). Nos dias 1, 4, 5, 6, 7 e 8 março, a coleta acontece de 8h às 16h e nos dia 2 e 9, sábado, de 8 às 12h. 
 

Ainda como parte da campanha, o Hemoce disponibilizará por 26 dias um posto de coleta no Via Sul Shopping. A ação visa facilitar o acesso do doador que mora no lado leste da capital e promover a responsabilidade social da doação de sangue durante o mês de março, quando é comum a diminuição no número doações. O atendimento aos doadores acontecerá entre os dias 1º e 27 de março, em um stand que ficará no 4º piso do shopping, próximo as salas de cinema, de domingo a segunda-feira, de 15h às 20h. Somente no feriado de 19 de março – Dia de São José – o Hemoce não realizará atendimento.
 

 
Campanha
 
O feriado da Semana Santa, historicamente, é o feriado com maior índice de atendimento nas emergências dos hospitais e, durante o mês de março, ocorre uma diminuição no número de doações de sangue em todo país. No Ceará, o feriado coincide com o início das chuvas que, além de provocar viroses e focos de dengue, dificulta o acesso do doador ao hemocentro. Enquanto isso, os hospitais precisam ter seus estoques mantidos para atender pacientes que necessitam de transfusão de sangue nas emergências, cirurgias e tratamentos de doenças. A Hemorrede do Ceará – composta por unidades no Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral – se prepara para mobilizar a população de forma a garantir o atendimento em toda rede pública hospitalar estadual.
 
Para doar sangue é muito simples, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento com foto. Os menores de idade, só podem doar com o consentimento do responsável legal. Para tanto, em toda a hemorrede está disponível um Termo de Consentimento que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. O Termo também está disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br) para download.
 
 
– – –
Assessoria de Imprensa do Hemoce
Suzana de Araújo Mont’Alverne (suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br / 3101.2308 / 9663.2344 / 8768.0618)
Twitter: @Hemoce
Facebook: Hemoce (Oficial)