Ansiolíticos e soníferos são temas da série Educar para Doar

21 de fevereiro de 2013 - 13:56

 

 

Hoje, dia 21 de fevereiro, a série Educar para Doar tem como tema: ansiolíticos e soníferos. A série que está em seu quadragésimo sexto (46º) tema, tem como objetivo esclarecer as dúvidas dos doadores de sangue acerca e segue as normas da Portaria 1.353 publicada pelo Ministério da Saúde, em junho de 2011.
 
Os ansiolíticos são medicamentos indicados por médicos para reduzir a ansiedade, causando uma sensação de calma ao paciente. O uso abusivo pode causar dependência. Já os Soníferos, ou hipnóticos, possuem ação depressiva no sistema nervoso central, provocando assim o sono. O medicamento é costumeiramente confundido com os tranquilizantes, sedativos e até mesmo com o ansiolítico.

 

Os soníferos podem provocar: dormência, dependência, distúrbios na coordenação motora,  depressão, insônia crônica, sonambulismo, amnésia de curto prazo, distúrbios da memória, reações alérgicas, bulimia noturna, inchaços faciais, aumento do apetite e outros. O efeito do medicamento é muito rápido e sua utilização deve ser feita com prescrição médica.

 

Doação de sangue

 

A doação de sangue dos candidatos que fazem uso das medicações, seja ela um ansiolítico ou sonífero, dependerá da avaliação clínica dos profissionais do Hemocentro quanto a dosagem e doença de base.

 

Na próxima quinta-feira (27), o tema abordado pela série será: curetagem. Tem dúvidas? Envie sua sugestão! O Hemoce responde por contas no twitter (@Hemoce) e no facebook através da fan page Hemoce (Oficial).

 

Obs.: Os temas abordados tem revisão técnica das enfermeiras do Hemocentro Coordenador Juliane Girão e Stella Maia.

 

 
Assessoria de Imprensa do Hemoce
Suzana de Araújo Mont’Alverne 
Twitter: @Hemoce
Facebook: Hemoce (Oficial)