Gastroplastia é tema da série Educar para Doar

13 de fevereiro de 2013 - 18:09

 

 

Nesta quinta-feira, dia 14 de fevereiro de 2013, a série Educar para Doar tem como tema: gastroplastia. A série objetiva esclarecer as dúvidas dos doadores de sangue acerca e segue as normas da Portaria 1.353 publicada pelo Ministério da Saúde em junho de 2011.

A gastroplastia, popularmente conhecida como Cirurgia Bariátrica ou Redução de estômago é um procedimento cirúrgico para diminuir o tamanho de estômago ao isolar a parte maior, que passa a não seu utilizada mais no processo de digestão. A intervenção é indicada aos pacientes com obesidade mórbida com IMC acima de 40; pacientes com IMC acima de 35 que possuem co-morbidades médicas; pacientes com obesidade estável nos últimos dois anos. O índice de massa corporal (IMC), classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é calculado dividindo o peso pela altura ao quadrado. O procedimento possui vários tipos, e o realizado será definido pelo médico.

 

Doação de sangue

 

Os candidatos a doação de sangue que fizeram a gastroplastia são inaptos definitivos para doação de sangue, devido ao risco de anemia por deficiência de vitamina B12 e ferro.

 

Na próxima quinta-feira (22), o tema abordado pela série será: ansiolíticos e soníferos. Tem dúvidas? Envie sua sugestão! O Hemoce responde por contas no twitter (@Hemoce) e no facebook através da fan page Hemoce (Oficial).

 

Obs.: Os temas abordados tem revisão técnica das enfermeiras do Hemocentro Coordenador Juliane Girão e Stella Maia.

 

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce.