Hemoce realiza coleta na Unifor entre os dias 5 e 8 de fevereiro

4 de fevereiro de 2013 - 19:55

 

Entre terça-feira (5 de feveriro) e sexta-feira (8 de fevereiro), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) recebe doadores de sangue na Universidade de Fortaleza (Unifor). O atendimento acontecerá, de 9h às 18h, no 2º piso do Centro de Convivência.  

 

Seja um doador

 

A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.

 

Para doar é simples, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento com validade nacional com foto. Os candidatos a doação menores de 18 anos deverão apresentar o Termo de Consentimento à Doação, assinado pelo responsável legal, disponível no site do Hemoce.

 

Recomendações:
 
– Não doar em jejum.
– Dormir por, pelo menos, 6 horas antes da doação.
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação.
– Evitar fumar pelo menos 1 hora antes da doação.
– Evitar alimentos gordurosos por pelo menos 3 horas antes da doação
 

 

Serviço

 

– Hemoce na Unifor

Data: 5 de fevereiro (terça-feira) a 8 de fevereiro (sexta-feira)

Horário: 9h às 18h

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

3101.2308 / 8768.0618 / 9663.2344