Hemoce realiza coleta de sangue na Praça da Imprensa e Unifor

1 de fevereiro de 2013 - 17:31

 

 

Faltam poucos dias para o carnaval, que este ano acontecerá de 9 a 12 de fevereiro. E durante esse período de feriado prolongado, em função de acidentes nas estradas e da violência, os hospitais necessitam de uma quantidade maior de sangue. Por isso, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) conta com o apoio da população para garantir que o estoque de sangue esteja adequado para atender a qualquer eventualidade.

 

Por ser um momento crítico, o banco de sangue redobra os esforços. Para facilitar o acesso da população a doação de sangue, o Hemoce intensificou as coletas itinerantes. Na segunda-feira (4 de fevereiro), a Unidade Móvel do Hemoce estará na Praça da Imprensa, situada à Av. Desembargador Moreira, no bairro Dionísio Torres, de 8h às 12h. E entre terça-feira (5 de fevereiro) e sexta-feira (8 de fevereiro), o Hemoce recebe doadores de sangue na Unifor –  no Centro de Convivência, no 2º piso –  de 9h às 19h.  

Além disso, os doadores podem doar de segunda a sábado na sede do Hemoce, na Avenida José Bastos, número 3390, no Bairro Rodolfo Teófilo, de segunda à sexta é de 7h30 às 18h30 e no sábado de carnaval, o funcionamento é de 8h às 16h. Já o Posto de Coleta do IJF, situado à Rua Barão do Rio Branco, 1816, no Centro da cidade,  funciona normalmente todos os dias: de segunda à sexta, de 7h30 às 18h30, e sábados, domingos e feriados (incluindo os dias de carnaval), de 13h às 17h30.

 

 

Seja um doador

 

A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.

 

Para doar é simples, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento com validade nacional com foto. Os candidatos a doação menores de 18 anos deverão apresentar o Termo de Consentimento à Doação, assinado pelo responsável legal, disponível no site do Hemoce.

 

Recomendações:
 
– Não doar em jejum.
– Dormir por, pelo menos, 6 horas antes da doação.
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação.
– Evitar fumar pelo menos 1 hora antes da doação.
– Evitar alimentos gordurosos por pelo menos 3 horas antes da doação
 

 

Serviço:

 

– Hemoce na Praça da Imprensa

Data: 4 de fevereiro, segunda-feira

Horário: 8h às 12h

 

Hemoce na Unifor

Data: 5 de fevereiro (terça-feira) a 8 de fevereiro (sexta-feira)

Horário: 9h às 19h

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

3101.2308 / 8768.0618 / 9663.2344