Roacutan é tema da série Educar para Doar

31 de janeiro de 2013 - 17:44

 

 

Nesta quinta-feira, 31 de janeiro, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), através de sua série Educar para Doar aborda o medicamento Roacutan. Os temas discutidos são enviados por candidatos a doação e doadores através de e-mail, telefone e sociais. O Hemoce responde por contas no twitter, através do perfil @Hemoce e Facebook com a fan page Hemoce (Oficial).
 
O Roacutan (isotretinoína) atua diminuindo o tamanho das glândulas sebáceas e a sua produção de sebo, além de ter ação anti-inflamatória e promover descamação da pele. É o melhor tratamento para a acne grave, principalmente quando há formação de nódulos, cistos e abcessos. Os efeitos colaterais mais comuns são: ressecamento dos lábios, do nariz e dos olhos; fotossensibilidade (a pele fica sensível à luz solar); leve queda de cabelo; unhas fracas; dores de cabeça e náuseas.
 
Tal medicamento não pode ser utilizado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, por portadores de insuficiência renal e hepática, por pacientes com colesterol elevado, com hipervitaminose A (excesso de vitamina A no organismo) e em uso de antibióticos com tetraciclina.
 
 
Doação de sangue
 
Segundo a Portaria nº 1.353 do Ministério da Saúde, os candidatos à doação de sangue que fizeram uso do Roacutan só podem doar após 1 (um) mês do término do tratamento. Na próxima quinta-feira (07 de fevereiro), a série tema como tema: obturação.
 
Envie sua sugestão! O Hemoce responde por contas no twitter (@Hemoce) e no facebook através da fan page Hemoce (Oficial).
 
 
Obs.: Os temas abordados tem revisão técnica das enfermeiras do Hemocentro Coordenador Juliane Girão e Stella Maia.

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce