Grupo Mountain Bike Singletrack abraça a causa da doação de sangue

30 de janeiro de 2013 - 16:29

 

Mais uma campanha a favor da vida! O grupo Mountain Bike Singletrack, formado por amigos que praticam ciclismo realizará no próximo sábado, 2 de fevereiro, de 8h às 15h, na sede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), a campanha “Sangue do Mountain Bike nas veias”. A ação visa aumentar o número de doações nesse período que antecede um dos feriados mais prolongados do ano, o carnaval, quando é importante que o estoque dos bancos de sangue do Estado estejam adequados para atender a demanda. O grupo quer atingir a marca de 50 doações.

 

A campanha é um incentivo a causa da doação de sangue junto aos adeptos do esporte, já que, no período que antecede o carnaval, é importante reforçar o estoque de sangue para prevenir qualquer eventualidade que venha acontecer durante a festa. Para Edilberto Campelo, organizador do evento, o momento é propício para a iniciativa. “Nós entendemos que o carnaval é um período preocupante para o Hemoce. Por isso resolvemos lançar a campanha nesse mês de janeiro, para amenizar os problemas enfrentados pelo órgão antes do carnaval”, disse.

 

O Hemocentro Coordenador, em Fortaleza, por exemplo, para realizar um atendimento de qualidade aos hospitais necessita de 250 doações diárias e nas últimas semanas, esse número tem variado entre 100 e 120 doações por dia.

 

O Hemoce agradece e parabeniza o apoio do grupo Mountain Bike Singletrack que voluntariamente abraçou a causa da doação de sangue.

 

Doação de sangue

 

A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.
 
Vale lembrar, que a Hemorrede do Estado – composta por unidades Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral – desde o início de outubro do ano passado atende 100% (cem por cento) da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento ao usuário do SUS. Atualmente, o Hemoce assiste a 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 agências transfusionais.
 
 
Quem pode doar sangue:
 
– Homens e mulheres de 16 a 67 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar desde que tenham autorização dos pais ou do responsável legal.
– O doador deve pesar mais de 50 quilos e precisa apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, como carteira de identidade ou habilitação de motorista.
 
Recomendações:
 
– Não doar em jejum
– Dormir por, pelo menos, 6 horas antes da doação
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
– Evitar fumo e comidas gordurosas

 

– – –
 
Suzana de Araújo Mont’Alverne
 
Assessora de Imprensa – Hemoce
 
3101.2308 / 9663.2344 / 8768.0618