Educar para Doar aborda: laparoscopia

24 de janeiro de 2013 - 19:50

 

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), aborda nesta quinta-feira (24), em sua série “Educar para Doar” o tema: laparoscopia. Os temas discutidos são enviados por candidatos a doação e doadores através de e-mail, telefone e sociais. O Hemoce responde por contas no twitter, através do perfil @Hemoce e Facebook com a fan page Hemoce (Oficial).
 
A laparoscopia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado sob efeito de anestesia geral. Consiste na introdução de um dispositivo de fibra óptica chamado laparoscópio para realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Tem como objetivo a visualização dos órgãos dentro do abdomen e pelve, observando se há edema e inflamação das trompas e ovários. Para a realização do procedimento é necessário jejum de oito horas.
 
É comum a alta do paciente um dia após o procedimento, porém, uso de anti-inflamatórios, analgésicos podem ser prescritos pelo médico para aliviar as dores no pós-operatório. Após o procedimento é recomendado repouso físico e sexual de sete a dez dias.
 
 
Doação de sangue
 
 
Segundo a Portaria nº 1.353 do Ministério da Saúde, os candidatos à doação de sangue que realizaram a laparoscopia só podem doar sangue após 6 (seis) meses da realização do procedimento. Na próxima quinta-feira (31), a série tema como tema: Isotretinoína (Roacutan).
 
Envie sua sugestão! O Hemoce responde por contas no twitter (@Hemoce) e no facebook através da fan page Hemoce (Oficial).
 
 
Obs.: Os temas abordados tem revisão técnica das enfermeiras do Hemocentro Coordenador Juliane Girão e Stella Maia.

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce